Abdominoplastia

Toda mulher deseja eliminar aquela “barriguinha” indesejável. Principalmente, quando decide colocar um biquíni ou uma blusa mais curta. Por vezes, a Lipoaspiração resolve o problema. Porém, somente uma Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal pode tratar a flacidez cutânea desta região e resultar naquela barriga lisinha que é tanto almejada.

A plástica abdominal é indicada nos casos em que a pele da barriga está flácida e, também, gordura acumulada em alguns casos.

Marque sua consulta e saiba todos os detalhes sobre um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Se você não estiver satisfeita com o seu corpo, mude! Ser uma mulher mais feliz e sensual só depende de você. Afinal, são poucas as mulheres que podem desfilar de biquíni na praia e mostrar uma barriga perfeita ou aquele abdome definido.

Abdominoplastia

  Dois hábitos saudáveis para manter um abdome definido: exercícios regulares e alimentação balanceada. Uma cirurgia é necessária no caso? Você pode contar com a Abdominoplastia, o procedimento estético que é indicado para retirada de pele flácida e gordura do abdome.  

Cirurgia plástica do abdome

Indicação da Abdominoplastia

Grandes alterações de peso, gravidez, genética e perda natural da elasticidade da pele com a idade são os principais fatores que levam à flacidez da pele abdominal. Frequentemente, essa condição vem acompanhada da gordura localizada. A maioria das pessoas se depara com flacidez abdominal mais gordura localizada em alguma fase da vida.

Lipodistrofias caracterizadas por gordura localizada na região do abdome, principalmente abaixo do umbigo e nos flancos também podem ser tratadas. Muitos casos apresentam estrias devido à grande distensão local e quebra das fibras elásticas da pele. As(Os) pacientes que se sentem incomodadas(os) com esta estética podem contar com uma das técnicas da Abdominoplastia.

Diástase abdominal

A diástase abdominal pode levar a sintomas estéticos e funcionais, considerando o grau de afastamento dos músculos retos abdominais. Esteticamente, o mais comum é uma protuberância no estômago e a cintura sem curva. Como se a barriga estivesse inchada. Ainda mais, quando tensiona ou contrai os músculos do abdome.

Frequentemente, a região abaixo do umbigo fica mole e flácida, com um buraco logo abaixo do umbigo. Funcionalmente, esta condição pode provocar sintomas como dor na região lombar, pois a cinta natural formada pelos músculos do abdome que protege a coluna está enfraquecida. Do mesmo modo, a coluna sobrecarregada pode resultar em hérnia de disco e problemas de postura.

Por vezes, a diástase abdominal se resolve sozinha em mulheres após o sexto mês que deram à luz a uma criança. Do contrário, ela pode ser corrigida com exercícios específicos. Outra forma é costurarmos os músculos retos abdominais durante a cirurgia plástica Abdominoplastia. É o que chamamos de reconstrução e fortalecimento do tônus abdominal.

Cirurgia plástica do abdome

Pré-operatório

O planejamento cirúrgico começa bem antes do dia do procedimento. Clique aqui e saiba como se preparar para a Abdominoplastia. Além disso, solicitamos que providencie sessões de drenagens linfáticas com ultrassom e adquira 2 modeladores corporais em tamanho adequado. Detalhamos mais sobre esses itens durante a consulta.

Anestesia

Anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

Abdominoplastia
Abdominoplastia

Técnicas cirúrgicas da Abdominoplastia

A incisão de todas as técnicas de Abdominoplastia é feita na região púbica e sua extensão lateral depende da quantidade de pele flácida a ser retirada.

MiniAbdominoplastia

Indicamos a MiniAbdominoplastia ou Abdominoplastia Parcial para a(o) paciente com abdome com pouca flacidez de pele predominantemente na parte inferior e umbigo alto. É considerada não apenas como a técnica menos invasiva, como também produz a menor cicatriz.

Abdominoplastia Clássica

Entretanto, planejamos a Abdominoplastia Clássica, Tradicional ou Convencional se há flacidez abaixo e acima da cicatriz umbilical, ainda sem excesso de gordura. A incisão vai até próximo aos quadris, curvando levemente para cima. Igualmente, outra incisão em volta do umbigo o reposiciona na pele que ocupa a região de sua localização anatômica. Através destas incisões podemos tratar a região anterior do abdome, tanto ajustando os músculos que estão frouxos (correção da diástase abdominal) quanto retirando o excesso de pele e gordura.

Cirurgia plástica do abdome

Deixamos um dreno no período de 48 a 72 horas no local cuja função é impedir o acúmulo de secreções. Casos com maior flacidez necessitam de cicatrizes maiores para retirar todo o excesso de pele. Porém, a cicatriz que fica dentro do umbigo se torna imperceptível com o tempo.

LipoAbdominoplastia

As técnicas das cirurgias plásticas têm se desenvolvido muito nos últimos anos. Nesse sentido, indicamos a LipoAbdominoplastia às(aos) pacientes com flacidez cutânea e excesso de gordura localizada acima, abaixo e laterais do umbigo. Trata-se da associação das cirurgias plásticas Lipoaspiração e da Abdominoplastia Clássica. Primeiramente, aspiramos o excesso de gordura nos flancos, dorso e cintura. É nesta fase que utilizamos ténicas de Lipo HD ou Alta Definição para melhorar o contorno corporal e destacar os músculos abdominais.

Além disso, utilizamos o equipamento Retraction® durante a lipo para levar ao melhor resultado possível em um menor tempo. Logo depois, removemos o excesso de pele através das incisões. A correção da diástase abdominal é feita, também, durante essa técnica de Abdominoplastia.

Abdome sarado

Abdominoplastia em Âncora

Mulheres que têm vários filhos ou gêmeos, pessoas após a recuperação de cirurgias bariátricas e as que passam por regimes importantes estão entre as(os) pacientes que apresentam uma grande perda de peso. Sobretudo, não conseguem se livrar da flacidez devido ao excesso de pele tanto no sentido lateral, superior e inferior. Como resultado, as(os) pacientes apresentam-se com o abdome em avental que não apenas incomoda esteticamente, como também leva à dermatites.

Utilizamos a técnica Abdominoplastia em Âncora, T Invertido ou Flor de Lis quando precisamos retirar grande quantidade de pele e gordura do abdome. Fazemos uma incisão na região pubiana que se estende ao redor do corpo para corrigir os excessos laterais. Assim também, fazemos outra incisão do umbigo à púbis. A cicatriz resultante se assemelha a uma âncora ou um “T” invertido. É considerada como a técnica mais invasiva.

Tempo de cirurgia e internação

O procedimento leva de 2 a 5 horas, dependendo da técnica. A internação é de 24 horas na maioria das vezes.

Pós-operatório

O dreno abdominal permanece durante 48 a 72 horas em média. Para evitar tensão na cicatriz, deve-se manter repouso relativo e uma postura curvada por cerca de 10 a 14 dias. É normal sentir alguma dor nos primeiros dias após a cirurgia, principalmente nas áreas que foram lipoaspiradas. Entretanto, a maioria dos pacientes fica confortável após a administração de analgésicos e anti-inflamatórios comuns.

As atividades físicas aeróbicas, como caminhadas, estão liberadas após 1 mês. Porém, as atividades que requeiram esforço da região abdominal estão liberadas somente após 3 meses.

O modelador corporal é utilizado por 2 meses. Diminuição da sensibilidade na região próxima à cicatriz é esperada, retornando lentamente no período de 6 meses. A proteção solar é recomendada por pelo menos 6 meses a fim de manter a cicatriz clara e de boa qualidade.

Resultados da Abdominoplastia

Esperamos nos primeiros 6 meses após a cirurgia esperado que a cicatriz da Abdominoplastia permaneça com uma coloração mais avermelhada, escura e com aspecto endurecido. Posteriormente, ocorre um clareando gradual até uma coloração esbranquiçada com aspecto mais fino.

O inchaço diminui gradualmente também. Contudo, pelo menos 80% já está reabsorvido com 3 meses de cirurgia. O resultado definitivo é atingido depois do 6º mês de cirurgia, como na maioria das cirurgias plásticas. Os tecidos estão com todo o edema resolvido após este período. A cicatriz adquire sua coloração e textura definitivas a partir daí.

Acompanhe-nos pelo Instagram e veja alguns resultados das cirurgias plásticas que realizamos.

Abdominoplastia

Cronograma para retomada da atividade física (em dias)

1º ao 10º: Não praticar atividades físicas.

11º ao 30º: Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 31º: Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Abdome

Perguntas e respostas

O que é Dermolipectomia Abdominal?

Dermo = pele. Lipo = gordura. Ectomia = retirada. Portanto, é a retirada de pele e gordura do abdome.

O que é a MiniAbdominoplastia?

É o mesmo procedimento. Mas, com quantidade de pele retirada e cicatriz menores. Sobretudo, esse tipo de técnica cirúrgica é recomendado para pacientes com pouca flacidez e sobra de pele no abdome.

Quantos quilos se perde com a Abdominoplastia?

A Abdominoplastia não deve ser feita com intenção de perder peso. Ela é uma cirurgia para melhorar o contorno da barriga. Porém, é evidente que se perca peso por ser uma operação que retira uma quantidade de pele e de gordura. Além disso, a finalidade não é essa e sim diminuir o excesso de tecido localizado de modo que região fique esteticamente equilibrada em relação ao resto do corpo. Deste modo, os melhores resultados apresentam-se nas(os) pacientes que estão com peso adequado.

A Abdominoplastia impede a paciente ter filhos futuramente?

Não. Mas, recomendamos deixar a cirurgia para depois se ser mãe, caso a maternidade esteja nos seus planos.

Pode aproveitar o ato cirúrgico para associar a Abdominoplastia a outras cirurgias plásticas?

Sim. Frequentemente, associamos a Abdominoplastia com Lipoaspiração / Lipoescultura ou outros procedimentos. Porém, somente depois de avaliarmos a viabilidade dessa associação.

Posso associar a Abdominoplastia com a cesariana?

Não é aconselhável. Por vezes, essa associação porque os resultados não são tão satisfatórios. O sucesso da Abdominoplastia depende da paciente encontrar-se no seu peso habitual. O abdome ainda está inchado e cheio de líquido logo após o parto. Dessa forma, é recomendado esperar que todo esse inchaço desapareça. Assim também, sobra mais pele para retirar e aumentam as chances de uma cirurgia de melhor qualidade. Além disso, o pós-operatório da Abdominoplastia pode interferir na amamentação e nos cuidados com o bebê. Logo, o ideal é esperar cerca de 6 meses após o parto.

Se a paciente fizer a Abdominoplastia respeitando o prazo depois da cesariana ela fica com as duas cicatrizes?

Não. A incisão da Dermolipectomia Abdominal é feita de modo a retirar a cicatriz da cesariana. Portanto, e a única cicatriz aparente será a da cirurgia plástica.

A sensibilidade no abdome fica alterada após o procedimento?

Sim. É comum a redução da sensibilidade do abdome nos primeiros seis meses. Porém, isso é transitório. Tal qual, a sensibilidade retorna por completo como era antes da cirurgia.

O umbigo é retirado e depois reconstituído na Abdominoplastia?

Não. O umbigo permanece no lugar de origem. Porém, é refeito com nova forma apropriada para o equilíbrio estético do abdome. Como resultado, a cicatriz fica pouco visível e tem a forma harmônica voltada para seu interior.

Precisa usar dreno?

Sim. O tempo de utilização do dreno depende da quantidade de secreção a ser eliminada. Ademais, esse período varia entre 1 e 4 dias.

A partir de que dia pode tomar banho?

O banho é permitido já no dia seguinte ao procedimento. Todavia, é recomendado utilizar sabonete neutro e ter cuidado com os curativos.

Depois de quantos dias retiramos os pontos?

Frequentemente, logo após a primeira semana do pós-operatório.

A cicatriz deixada pela Abdominoplastia é muito perceptível?

A sutura feita na Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal é logo acima da região dos pelos pubianos. Ela resulta não apenas em uma cicatriz fina e arciforme, como também fica escondida sob as roupas de banho.

Quais os cuidados com a postura e exercícios no pós-operatório?

A(O) paciente deve andar encurvada(o) durante os primeiros dias porque a pele está muito esticada. As atividades que exigem maior esforço físico só podem ser retomadas após 30 dias. Por exemplo, pegar peso, fazer exercícios físicos e dirigir.

O pós-operatório da Abdominoplastia é muito doloroso?

Uma cirurgia plástica de abdome que tenha uma evolução habitual não costuma ser muito dolorosa. Contudo, analgésicos são prescritos para minimizar a dor e incômodos.

Quanto tempo para o resultado definitivo da Abdominoplastia?

A região do abdome apresenta inchaços que diminuem gradativamente durante os primeiros seis meses de cirurgia. Do mesmo modo, as sessões de drenagem linfática são essenciais para que o tempo de recuperação seja o menor possível.

É obrigatório fazer drenagem linfática?

Sim. Certamente, é recomendado que se faça esse tratamento estético antes e depois da Abdominoplastia. Sobretudo, a drenagem linfática com ultrassom é uma massagem indicada para eliminar o inchaço do abdome, garantir uma melhor circulação sanguínea e de linfa, acelerar a maturação da cicatriz e ajudar o organismo na recuperação da cirurgia.

O uso da cinta modeladora é obrigatório?

Sim. Após a cirurgia plástica ela deve ser utilizada pelo menos pelos próximos dois meses. Tal qual, ela comprime o abdome reduzindo o inchaço. Além disso, promove melhor cicatrização e a(o) paciente sente-se mais segura(o) e confortável com ela.

Resumo

Nome técnico

Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal.

Parte do corpo

Abdome.

Idade recomendada

Na idade adulta. Sobretudo, quando se decidiu não ter mais filhos.

Pré-operatório

Exames de laboratório, imagem incluindo ultrassonografia de abdome e parede abdominal, cardiológico e fotografias.

Anestesia

Peridural com sedação ou geral.

Duração do procedimento

Em média, 3 horas.

Permanência no hospital

Cerca de 24 horas.

Cicatriz

Na parte baixa do abdome, escondida sob o biquíni.

Pós-operatório

Modelador corporal por 2 meses. Além disso, drenagens linfáticas manuais com ultrassom e proteção solar por 6 meses.

Tempo de recuperação

Entre 2 e 3 semanas.

Depoimentos

R. L. G. D. R. M.

  A decisão de realizar uma cirurgia plástica não é fácil… Muito tem o que se pensar e escolher. Primeiramente, do meu ponto de vista, o profissional é a escolha mais importante. Sempre fui insegura se queria realmente ou não realizar a cirurgia, pois o medo me impossibilitava de ir mais à frente. Então, este ano decidi pesquisar e ir adiante. Assim, marquei consultas com alguns profissionais até chegar ao nome de Dr Frederico Fernandes. Aliás, foi indicação de uma amiga que realizara um procedimento com o mesmo. Ela me disse que o resultado ficou perfeito. Marcados dia e hora, lá estava eu para mais uma consulta dentre várias outras que já fizera. Porém, essa foi diferente. A começar pela recepção do médico. Ele não apenas me recebeu na porta da clínica, como também foi muito seguro, gentil e atencioso. Enfim, saí com a cirurgia marcada!

Então, chegado o grande dia, a equipe foi muito paciente, sempre me tranquilizando. Eu não sabia ao certo se era ansiedade ou medo que sentia na hora (risos). Entretanto, estou eu aqui dividindo com vocês a satisfação do resultado após o procedimento. Minha recuperação foi tranquila e meu medo sempre foi em razão do receio dos primeiros dias. Mas, o Dr Frederico disponibiliza uma enfermeira para dar nosso primeiro banho, trocar os curativos e nos avaliar depois que saímos do hospital. Além disso, recebi uma belíssima cesta natalina no fim do ano! Certamente, esse carinho é mais um dos diferenciais que eu e meu esposo observamos em Dr Frederico Fernandes.  

M. S.

  Tinha o desejo de melhorar a aparência do meu corpo há muito tempo. Então, quando resolvi que era a hora. Assim, fiz uma pesquisa na internet e foi aí que cheguei ao Dr Frederico. Conheci o seu site, o que considero seu primeiro diferencial, entre vários. Em seguida, marquei uma consulta. Ele foi muito educado, gentil e atencioso. Senti a confiança e a certeza de que seria ele quem iria realizar o meu grande sonho logo na primeira consulta. Ou seja, ter seios maiores e um abdome bonito. Foi tudo bem tranquilo durante a cirurgia. Usei uma meia de compressão pneumática do próprio Dr Frederico quando cheguei ao apartamento. Aliás, mais um diferencial dele. Sua equipe é muito atenciosa. Sua enfermeira veio trocar o meu primeiro curativo em casa. Afinal isso é uma comodidade grande para quem faz uma cirurgia.

Tive uma ótima recuperação, bem mais rápida do que imaginei. Posteriormente, voltei a praticar minhas atividades físicas que tanto gosto e o resultado ficou fantástico. Tudo o que eu imaginava. Acho até que superou minhas expectativas. A minha satisfação é mais do que evidente e ficou tudo em perfeita harmonia. Já recebi muitos elogios do resultado os quais faço questão de dividi-los com quem tornou tudo isso possível: o Dr Frederico. Definitivamente, acredito que na nossa vida tudo tem a hora certa para acontecer. Esperei vários anos para realizar esse grande sonho. E, para ele se realizar e ficar tão perfeito como ficou, precisava ser com um profissional competente como o Dr Frederico. Eu e meu marido agradecemos!  

C. B. P.

  Procurei o Dr Frederico Fernandes porque queria colocar prótese nas mamas e melhorar meu corpo. Certamente, vi nele uma pessoa muito simples, de confiança e de altíssima competência. Surpreendentemente, tudo fica mais fácil com a segurança, sinceridade e comprometimento passados por ele em consulta. Depois da cirurgia, já no pós-operatório imediato, vi os resultados obtidos e tive certeza absoluta que havia feito a escolha certa.  

Dicas relacionadas

Rolar para cima