Autoexame e mamografia são importantes no diagnóstico precoce

Autoexame e mamografia são importantes no diagnóstico precoce

Como cirurgião plástico, é impossível falar de beleza e harmonia sem levar em consideração a saúde! Neste mês, sobretudo, é oportuno falar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Então, fazer o autoexame nas mamas mensalmente é fundamental para mulheres a partir de 40 anos, além da realização anual da mamografia e/ou ultrassonografia.

As chances de cura do câncer de mama giram em torno dos 95% quando a doença é diagnosticada na fase inicial. Normalmente, o tratamento indicado é cirurgia para a retirada do tumor, complementado com radioterapia e quimioterapia.

Se for surpreendida com este problema, não há outra forma se não o encarar de frente. Ademais, a medicina tem evoluído e essa caminhada dura e difícil pode ser aliviada com a ajuda de um acompanhamento multiprofissional. Mastologistas, oncologistas, psicólogos, radioterapeutas, enfermeiros, fisioterapeutas e cirurgião plástico podem minimizar muitas dores.

Nós não fazemos a cirurgia de Reconstrução Mamária, caso você passe por uma Mastectomia (retirada da mama). Mas, fazemos questão de nos engajar na campanha Outubro Rosa e levar essa informação até você. Cuide-se!

Outubro Rosa

Outubro Rosa é a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento internacional iniciou-se nos Estados Unidos, em 1997. O símbolo da campanha é um laço rosa. Do mesmo modo, muitas cidades pelo mundo passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa neste mês, apoiando a luta contra a doença. No Brasil, o primeiro monumento iluminado de rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, na capital paulista, em 2002. Depois, em 2008, o movimento ganhou força em várias cidades brasileiras.

Autoexame

Faça regularmente o autoexame na mama

Quando fazer o autoexame?

As mulheres que menstruam podem fazer o autoexame, preferencialmente, na semana seguinte à menstruação. Todavia, as que não menstruam podem escolher um dia do mês.

O que procurar no autoexame?

Devem ficar atentas no autoexame se encontram quaisquer alterações como protuberâncias, caroços, ondulações, mudança na espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo. Por vezes, alguns casos não apresentam sintomas, por isso a necessidade de exames de imagem. Vale ressaltar que a prótese de silicone não atrapalha o diagnóstico da doença por qualquer método.

Como fazer o autoexame?
  • Deitada – Estenda o braço esquerdo por debaixo da cabeça com uma almofada sob o ombro esquerdo também. Logo depois, apalpe o seio esquerdo com a mão direita em movimentos circulares. Pressione suavemente o mamilo entre os dedos indicador e polegar para detectar se existe secreção. Depois, com o braço direito.
  • No espelho – Observe os seios com os braços abaixados. Então, coloque as mãos na cintura, inclinando os ombros e os cotovelos para frente. Em seguida, ponha as mãos na nuca, pressionando-a ligeiramente. Procure eventuais alterações de cor, tamanho e textura que possam parecer novas nestas três posições.
  • No banho – Em pé, ainda com o corpo molhado, coloque a mão esquerda atrás da nuca e mantenha o cotovelo apontado para cima. Assim, utilize a mão direita ensaboada para apalpar e sentir a axila e o seio esquerdo. Primeiramente, com movimentos circulares do mamilo até cobrir o seio. Em seguida, apalpe em linha reta em direção ao mamilo e para cima e para baixo. Por fim, pressione o mamilo suavemente para observar se existe saída de líquido. Por fim, repetir esse processo no outro seio.

Tão importante quanto manter os seios belos, é mantê-los saudáveis. Atualmente, a medicina, a informação, o autoexame e os exames de imagem prolongam a vida para ser celebrada com saúde junto às pessoas que ama. Cuide-se sempre!

Marque sua consulta

Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas pelo celular e/ou WhatsApp (84) 98120-1771!

Rolar para cima