O procedimento conhecido como Subcision é eficaz para aqueles que buscam melhorar a aparência de cicatrizes de acne e recuperar a confiança em sua pele. Principalmente, aquelas celulites que insistem em aparecer na região glútea e das coxas.
Conteúdo da página
ToggleA Subcision é um tratamento relativamente simples utilizado para romper as bandas fibrosas que criam uma cicatriz deprimida. Como resultado, a pele é capaz de se elevar e voltar a ter uma aparência mais suave e uniforme.
É indicada principalmente para pessoas com cicatrizes deprimidas. Ou seja, aquelas cicatrizes atróficas que são difíceis de tratar com cremes e outros tratamentos tópicos. Por outro lado, não é recomendado para as hipertróficas ou queloides, pois esses não são causados por bandas fibrosas puxando a pele para baixo.
O nome da técnica Subcision é originado do termo inglês Subcutaneous Incisionless Surgery que significa ‘cirurgia subcutânea sem incisão’ em tradução livre. Sobretudo, foi descrita em 1995 como uma nova alternativa cirúrgica para a correção de rugas e cicatrizes deprimidas da face. Chegou ao Brasil dois anos depois e foi utilizada pela primeira vez para o tratamento da celulite.
Subcision e a celulite
Subcision é uma técnica cirúrgica usada para a correção de rugas e sulcos da face, cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo, incluindo a celulite. Tal qual, a pele encontra-se retraída por septos de fibrose subcutânea em tais condições.
Antes do procedimento é preciso passar por uma avaliação clínica criteriosa onde é possível detectar condições que podem comprometer sua realização. Assim, é importante investigar distúrbios da coagulação, tabagismo, fatores nutricionais, infecção local e história de cicatrizes hipertróficas e/ou queloides. Além disso, determinar o número de sessões necessárias para o tratamento. Tanto quanto, varia de acordo com o tamanho, profundidade, localização do defeito e a tendência individual à formação de colágeno.
Técnica cirúrgica da Subcision
O procedimento é de pequeno porte e a técnica cirúrgica envolve a inserção de uma agulha hipodérmica sob a pele. Dessa forma, movemo-la em um padrão de leque e as traves fibróticas subcutâneas são seccionadas para liberar a tração que elas exercem na pele. Vasos sanguíneos presentes junto aos septos são seccionados, também, no procedimento cirúrgico, resultando na formação de hematomas. Todavia, esses hematomas estimulam a formação de novo tecido conjuntivo que vai preencher o local tratado e redistribuir a gordura.
O tratamento da Subcision pode ser utilizado em conjunto com a Lipoescultura para o preenchimento cutâneo. Assim, tem a finalidade de corrigir as depressões do relevo que aparecem nas cicatrizes deprimidas, nas áreas que sofreram trauma ou nas celulites após a Lipoaspiração. Contudo, essa técnica não é indicada para a correção da celulite de graus mais leves, como os graus I e II, nem para o tratamento de flacidez de pele ou gordura localizada.
Pré-operatório
O planejamento cirúrgico começa bem antes do dia do procedimento. Clique aqui e saiba como se preparar para a cirurgia de Subcision.
Benefícios e Resultados da Subcision
A Subcision é não apenas um tratamento de beleza minimamente invasivo, como também tem um tempo de recuperação mais rápido. Muitas(os) pacientes notam uma melhoria significativa na textura da pele e na profundidade das cicatrizes após apenas uma sessão. Além disso, os resultados podem ser duradouros, especialmente quando combinados com outros tratamentos, como preenchimentos dérmicos ou terapia a laser.
Algum inchaço, hematomas e desconforto leve na área tratada pode acontecer após o procedimento. Frequentemente, esses sintomas desaparecem em alguns dias com a ajuda de compressas frias e analgésicos.
Acompanhe-nos pelo Instagram e veja alguns resultados das cirurgias plásticas que realizamos.
Resumo
Nome técnico
Parte do corpo
Idade recomendada
Pré-operatório
Anestesia
Duração da Subcision
Permanência no hospital
Cicatriz da Subcision
Pós-operatório
Tempo de recuperação da Subcision
Dica relacionada
Celulite grave trata com cirurgia plástica
Celulite é uma das coisas que mais incomoda as mulheres. Ela afeta cerca de 95% delas após a puberdade, segundo...
Leia mais