Fazemos uma avaliação clínica rigorosa antes de indicarmos qualquer procedimento cirúrgico. Frequentemente, solicitamos exames laboratoriais e de imagens para complementar a avaliação pré-operatória. Principalmente, levantamos todas e quaisquer possibilidades de contraindicações.
Não é diferente com a RGD (Remodelação Glútea Definitiva), o procedimento estético que tem ganhado popularidade nos últimos anos. Ele é feito com PMMA (polimetilmetacrilato), uma substância bastante segura. Dessa forma, o PMMA injetado cria volume e modela os glúteos de acordo com a indicação do biotipo e o desejo da(o) paciente. Assim também, o produto tem efeito definitivo na aparência do bumbum.
A RGD é uma técnica bastante eficaz em todos os tipos de bumbuns, independentemente da forma ou tamanho. A possibilidade de sucesso no resultado planejado aumenta, quanto melhores as condições do corpo na data do procedimento. Portanto, é importante avaliarmos cuidadosamente as contraindicações absolutas e relativas antes de recomendarmos a RGD.
Contraindicações absolutas
As contraindicações absolutas são aquelas em que o procedimento não deve ser realizado em determinado momento devido a um risco significativo de complicações ou efeitos colaterais graves. Primeiramente, recuse a aplicação de produtos não autorizados pela Anvisa. Além disso, as contraindicações são recomendadas a:
- Gravidez ou amamentação ⇢ Mulheres grávidas ou lactantes não devem realizar a RGD, pois o procedimento pode causar danos aos bebês ou afetar a produção e a qualidade do leite materno.
- Infecções ativas ⇢ Infecções cutâneas ou do tecido adiposo agudas na região dos glúteos devem ser tratadas e controladas antes do tratamento.
- Distúrbios de coagulação sanguínea ⇢ Paciente com hemofilia, histórico de trombose venosa profunda ou trombocitopenia não deve realizar o procedimento, pois pode aumentar o risco de hemorragia e resposta inflamatória exacerbada.
- Doenças autoimunes e crônicas ⇢ Igualmente, paciente com lúpus, esclerodermia, hepatite, diabetes tipo 1 ou descontrolada, HIV, câncer, insuficiência (qualquer uma) ou artrite reumatoide têm risco aumentado de complicações no pós-operatório devido à resposta imunológica alterada.
- Alergias ⇢ Alergias graves ao PMMA, anestésico ou outras substâncias utilizadas no tratamento estão entre as contraindicações para a RGD, pois pode desencadear uma reação alérgica.
Contraindicações relativas
As contraindicações relativas são aquelas em que a RGD pode ser realizada, mas com cautela e monitoramento cuidadoso. Ou seja, redobramos a atenção para diminuir os riscos de complicações do intra e no pós-operatório ao máximo. Além de pacientes com menos de 18 anos ou mais de 60 anos, as contraindicações relativas estão relacionadas às seguintes situações:
- Prótese ⇢ Geralmente, a presença de próteses de silicone nos glúteos não impede a realização da RGD. Entretanto, avaliamos cada caso cuidadosamente, considerando o tamanho, a posição e o tipo de prótese existente, bem como a quantidade de tecido adiposo na região.
- Obesidade ⇢ Pacientes com IMC (índice de massa corporal) acima de 30 podem ter um risco aumentado de complicações, como infecções ou trombose.
- Substâncias lícitas e ilícitas ⇢ Fumantes e usuários de drogas lícitas e ilícitas têm um risco aumentado de complicações pós-operatórias, como cicatrização prejudicada ou infecções. Da mesma forma, avaliamos o risco em relação a medicamentos em uso.
- Doenças ⇢ A análise do histórico de doenças antes da RGD é importante também. Ou seja, damos atenção especial às cardiovasculares, diabetes não grave e controlada, distúrbios hemorrágicos, hipertensão arterial, entre outras.
A bioplastia glútea feita com preenchimento de PMMA é uma técnica segura e eficaz quando realizada por um cirurgião plástico experiente e qualificado, embora tenha suas contraindicações.
Marque sua consulta
Está em busca do glúteo ideal e definitivo? Se esse é seu caso, marque uma consulta que a ajudaremos a alcançar o bumbum dos seus sonhos! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, na consulta e durante o tratamento.
Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.
☞ Importante: você pode programar o seu procedimento em até 12 vezes sem juros no boleto.
Crédito da imagem: diana.grytsku no Freepik