A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas estéticas mais realizadas e desejadas no mundo. Acima de tudo, é fundamental que a(o) paciente siga à risca o planejamento feito sob medida no pré e pós-operatório para o melhor resultado possível.
Fazemos pequenas incisões em locais estratégicos onde inserimos uma cânula. Então, movimentamos, despedaçamos e aspiramos uma grande quantidade de tecido gorduroso que está abaixo da pele. Todavia, o inchaço ou edema que surge no pós-operatório imediato do procedimento é uma reação esperada. Isso acontece porque o corpo começa uma resposta de defesa através de um processo inflamatório.
A inflamação, que não é infecção, é o primeiro passo para a recuperação e a cicatrização. Do mesmo modo, o sistema de defesa do organismo trabalha para eliminar as células lesionadas e os tecidos danificados. O inchaço é formado pelo excesso do soro fisiológico injetado na gordura para auxiliar a aspiração, sangue e líquido com proteínas e nutrientes que o corpo libera das células e vasos sanguíneos.
É importante se livrar do inchaço rapidamente
A intensidade do inchaço e o tempo que ele permanece varia de uma pessoa para outra após uma Lipoaspiração. Além disso, depende da área aspirada e se a cirurgia foi associada a um outro procedimento. Principalmente, se os cuidados no pós-operatório são seguidos de acordo com o planejamento. Por exemplo, o inchaço diminui significativamente no primeiro mês e desaparece entre de 6 e 8 meses no caso do abdome. Leva menos tempo em outras áreas como papada e braços.
Removemos a camada de gordura e o tecido conjuntivo fibroso que prende a pele ao músculo quando fazemos a aspiração. Logo, este espaço é preenchido com o líquido que dá origem ao inchaço imediatamente após o procedimento. Em contrapartida, o organismo elimina o inchaço e regenera o tecido para prender a pele ao músculo de alguma forma e ao seu tempo.
Porém, é maior a probabilidade do surgimento de complicações como o seroma e fibrose quanto mais tempo para eliminar o líquido. Isto acontece quando o afastamento entre a pele e o músculo dura um tempo longo. O tecido conjuntivo pode se desenvolver em excesso, produzindo muito colágeno. Assim, a cicatriz interna se torna ondulada ou enrugada e pode deixar a pele com aparência irregular e endurecida.
Usamos dreno durante alguns dias para evitar o acúmulo de líquidos, dependendo do tamanho da Lipo. Assim também, as dores são menores ou maiores de acordo com o biotipo da(o) paciente. Repouso, exercícios respiratórios e analgésicos as aliviam muito nos primeiros dias. Da mesma forma, o ultrassom e a ingestão de muita água aliados à drenagem linfática ajudam a melhorar a circulação sanguínea eliminando as equimoses ou manchas roxas.
Como ajudar na cicatrização no pós-operatório
Geralmente, a internação da Lipoaspiração é de 24 horas. É fundamental ter cuidado nos primeiros dias após ir para casa. O foco é acelerar a eliminação desse líquido para propiciar uma cicatrização de boa qualidade. Abaixo, alguns cuidados essenciais no pós-operatório para reduzir o inchaço o mais rápido possível:
Roupa compressiva
A cinta ou malha deve ser adquirida no pré-operatório. É vestida assim que finalizamos a cirurgia. Deve ser usada durante 45 dias e só deve ser retirada para tomar banho e higienizá-la. Ela atua comprimindo o local operado para forçar a aderência da pele ao músculo confortavelmente. Dessa forma, a roupa modela as curvas do corpo e facilita seus movimentos, além de ajudar na reabsorção do líquido e diminuir o inchaço.
Drenagem linfática manual
Esta técnica de massagem feita com as mãos em movimentos combinados com pressão estimula o sistema linfático. Tanto quanto, é eficaz para acelerar o processo de retirada de secreções do organismo e prevenir ou desfazer a fibrose. Geralmente, inicia a partir do 2º dia. Ajuda na dor e elimina as manchas roxas também.
Alimentação
O período de recuperação no pós-operatório da Lipoaspiração pode resultar em excessos na alimentação. Não apenas por preocupação e ansiedade, mas também por ficar mais tempo em casa. Primeiramente, evitar alimentos salgados, pois eles retêm líquidos. Assim também, afastar-se de embutidos (presunto, salame e salsicha), enlatados, conservas e molhos prontos. Bebidas alcóolicas, doces, chocolates, ricos em gordura saturadas (salgadinhos, batata frita, margarinas, bolachas recheadas), entre outros, estão na lista de proibições também. Por outro lado, ingerir frutas (abacate, morango, kiwi e tomate), legumes (cenoura, beterraba, abóbora, espinafre), proteínas (ovos, peixes, carne branca e magra) e castanhas. Beber muita água, sucos naturais (melão, limão, melancia, abacaxi, laranja) e chás diuréticos.
Outros cuidados são importantes como repousar nos primeiros dias, cuidar dos curativos, seguir o cronograma de atividades laborais e físicas e não expor a área operada ao sol.
A cicatriz deve ter o aspecto seco, estando fechada por fio. Como resultado, a pele da cicatriz e ao seu redor não deve ter nem pouca e nem muita sensibilidade, incomodando menos com o passar dos dias. Sempre receitamos pomada cicatrizante.
Marque sua consulta
Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.
Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.
Mais sobre esse assunto neste site: LIPOASPIRAÇÃO