Pontos cirúrgicos

Cuidados com os pontos cirúrgicos para uma boa cicatrização

Na faculdade de medicina, residência médica e especialização para cirurgia plástica dediquei muitas e muitas horas de estudo e treinamento para fazer os pontos cirúrgicos da melhor maneira. Na verdade, ainda me dedico, pois acredito na melhora constante de tudo o que fazemos na vida profissional. Aliás, na pessoal também. Tem uma máxima em minha profissão que diz que a cicatriz é assinatura de um cirurgião. Eu persigo incansavelmente que a minha seja a mais estética possível! De preferência, imperceptível!

Notamos que o local dos pontos cirúrgicos externos fica inflamado nos primeiros dias todas as vezes que realizamos procedimentos com incisões. A inflamação faz parte de toda cicatrização e dura cerca de 6 dias. Apesar disso, não fica infeccionado. Ou seja, apresenta inchaço e manchas na pele causadas pelo sangue que está fora dos vasos sanguíneos, conhecidas como hematomas.

Apesar de serem raras as intercorrências pós-operatórias para nossas(os) pacientes, sempre estamos preparados para reverter e solucionar eventuais problemas. Sobretudo, recomendamos manter o local limpo e nos avisar urgentemente para orientarmos o que fazer.

A deiscência é o principal problema para os pontos cirúrgicos

A maior preocupação é sobre a abertura dos pontos cirúrgicos, conhecida como a deiscência. As principais causas são os traumas na região operada e a fricção exagerada logo após a cirurgia plástica. Em outras palavras, nunca coce o local operado. Use compressa fria para amenizar a coceira. Além disso, exposição ao sol, cigarro, bebida, aumento exagerado da glicemia (diabetes) e até a rejeição da sutura pelo corpo podem levar à deiscência. O tratamento é fechar a ferida novamente na maioria dos casos.

Toda cirurgia plástica merece atenção em relação à deiscência. Principalmente, reforçamos os cuidados no planejamento para as pacientes de procedimentos nas mamas e abdome. Ainda mais, na Mastopexia cujas incisões são feitas em volta das aréolas, às vezes até nos mamilos. Frequentemente, este procedimento é feito com a aplicação de prótese de silicone. É uma região que recebe muito atrito do sutiã e camisa. Pacientes que realizam a Abdominoplastia, também, devem tomar cuidado com calças apertadas.

Uma outra preocupação é o corpo rejeitar pontos cirúrgicos internos e expulsá-los em alguns dias ou mesmo anos. Pode acontecer no caso de suturas feitas com fios não-absorvíveis nas camadas internas da pele. Neste caso, o organismo cria uma cápsula endurecida (granuloma) em volta do ponto e a empurra até a superfície da pele para expeli-la. Esse processo causa uma ferida e pode ser dolorido. O tratamento é a remoção da granuloma com o cuidado de não prejudicar o resultado da cirurgia.

Dicas para uma boa cicatrização

Tudo o que queremos é que a cicatrização aconteça dentro do planejado. Abaixo, orientações sobre os cuidados em relação aos pontos cirúrgicos nos primeiros dias para evitar que se rompam e nem que a cicatriz se alargue.

• Curativos Trocamos o primeiro curativo e os demais devem ser feitos em casa pela(o) paciente. Sai um pouco de sangue e líquido acumulado debaixo da pele antes e depois da retirada dos curativos. É chamado de seroma. Consideramos normal se for translúcido e sem odor. Principalmente, se a quantidade de secreção diminui dia a dia. Porém, é importante nos procurar imediatamente caso apareça uma secreção amarelada, viscosa e com mal cheiro na região dos pontos cirúrgicos. Ainda mais, se estiver com febre e dor no local do procedimento. Pode ser uma infecção externa ou interna. O tratamento indicado é a drenagem do pus e antibiótico.
  • Movimentos Repouso é fundamental para a recuperação do organismo e cicatrização. O local da cirurgia suporta muito pouco a tração nos primeiros dias. Então, evite todo esforço físico. Tome cuidado ao tomar banho e evite molhar o corte. Todas as vezes que for tossir, espirrar, rir ou vomitar, procure aplicar leve pressão sobre os pontos cirúrgicos. Descrevemos no planejamento as demais recomendações de acordo com a cirurgia. Aliás, incluindo os cuidados ao se deitar e se levantar da cama.
  • Roupas pós-cirúrgicas São essenciais para evitar a tração sobre os pontos, firmar o local operado e amenizar eventuais traumas. Cada procedimento tem sua recomendação. Assim, o ideal é ter duas peças.
  • Dieta Alimentação rica em frutas, legumes, carnes brancas e vitamina C ajuda a firmar a cicatrização. Evite alimentos inflamatórios (leite vaca, soja etc.), frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, gordura e carboidratos simples (farinha branca, doces etc.). Além disso, beba muita água.

Tempo de recuperação

De maneira geral, a recuperação é rápida e tranquila. O repouso é primordial para garantir uma boa cicatrização nos primeiros 14 dias. A área operada deve ser higienizada com água corrente e sabão neutro e seca suavemente. Frequentemente, prescrevemos medicamentos tópicos.

A ferida se encontra fechada entre 1 e 2 semanas quando tiramos os pontos cirúrgicos não-absorvíveis externos. A remoção deles não causa dor, apenas um leve desconforto momentâneo. Agora, é só esperar a evolução para uma cicatrização fina e clara, além da volta da sensibilidade na região.

Crédito da imagem: senivpetro no Freepik