Cicatriz

Invista na sua cicatriz no pós-operatório

Todo planejamento de uma cirurgia plástica que fazemos juntamente com a(o) paciente é para que o resultado seja o melhor possível. Isso significa não apenas uma melhora na aparência e no contorno corporal, mas também uma cicatriz de ótima qualidade. Porém, há uma série de cuidados a serem tomados até o resultado planejado.

Os primeiros dias são essenciais para o início da cicatrização. O repouso é o melhor aliado, principalmente nas primeiras horas após a cirurgia. Nossa orientação é que a(o) paciente evite esforço físico extenuante para não forçar a cicatriz e nem causar a ruptura dos pontos nas primeiras semanas. Eventualmente, uma infecção nesta fase pode levar a uma cicatriz inestética.

Manter uma higienização cuidadosa, retirar os pontos na hora certa e fazer a troca dos curativos adequadamente ajudam no melhor resultado da cicatrização também. Assim também, não deixar os raios solares incidirem sobre a cicatriz nos primeiros meses, mesmo com roupa. A radiação solar deixa a cor da pele escura ao redor da cicatriz. É indispensável usar protetor solar de boa qualidade a partir dos primeiros dias após o procedimento. Por fim, recomendamos fortemente que a(o) paciente abandone os maus hábitos e passe a ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios regularmente, evitar o excesso de álcool e parar com o cigarro, caso fume.

Tratamentos que melhoram a cicatriz

A busca por uma aparência mais harmoniosa e confiante leva muitas pessoas a optarem por cirurgias plásticas, como próteses de mamas, mastopexia, lipoaspiração, abdominoplastia e lipoabdominoplastia. Mesmo cumprindo à risca todas as recomendações durante os vários meses de recuperação pode haver problemas na cicatrização. Ou seja, ninguém está livre de cicatrizes hipertróficas ou queloides, por exemplo. Seja pela própria genética, algum fator externo ou doença adquirida.

Da mesma forma, a medicina estética oferece diversas opções para melhorar a aparência da cicatriz e alcançar resultados incríveis. Estamos à disposição para indicar as melhores opções de acordo com cada paciente e a respectiva cirurgia plástica realizada.

I. Drenagem Linfática

A drenagem linfática tem como objetivo principal eliminar o inchaço causado pela cirurgia. É indicada logo no início da recuperação e é feita em várias sessões. Às vezes, é recomendada antes do procedimento. Assim, ajuda a drenar os líquidos na região operada, contribuindo para uma cicatrização mais rápida e eficaz.

II. Peeling

Um dos métodos mais eficazes para suavizar cicatrizes é o peeling. Utiliza agentes químicos ou físicos para remover as camadas superficiais da pele. Este procedimento não apenas promove a regeneração celular, como também reduz a aparência de uma cicatriz eventualmente malformada.

III. Microagulhamento

O microagulhamento é outra opção valiosa para melhorar uma cicatriz após a cirurgia. Tal qual, o tratamento utiliza um dispositivo com microagulhas que faz perfurações pequenas na pele, estimulando a produção de colágeno e elastina. Isso contribui para um rejuvenescimento da pele e uma cicatrização mais suave.

IV. Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

O PRP é uma técnica inovadora que utiliza o próprio sangue do paciente para promover a cicatrização. Sobretudo, este plasma contém fatores de crescimento que estimulam a regeneração celular, muito eficaz na obtenção de uma cicatriz de boa qualidade. Aliás, é seguro, natural e não tem o risco de rejeição.

V. Laser para Cicatriz

Os tratamentos a lasers, como o CO₂ fracionado e o Erbium, são amplamente utilizados na melhoria das cicatrizes de cirurgias plásticas. Principalmente, são usados para remodelar e suavizar a pele. Essa abordagem é precisa e oferece resultados notáveis em termos de textura e cor da cicatriz.

VI. Toxina Botulínica

A toxina botulínica é conhecida por suas propriedades de redução de rugas. Porém, pode ser usada para melhorar a aparência da cicatrização. A substância relaxa os músculos ao redor da cicatriz quando aplicada diretamente na área operada, reduzindo a tensão e minimizando sua visibilidade.

VII. Preenchimentos Dérmicos

Por vezes, preenchimentos dérmicos injetáveis são recomendados para tratar cicatrizes deprimidas. Um dos mais utilizados é o ácido hialurônico. Indicado para elevar a cicatriz, tornando-a mais uniforme e menos perceptível.

VIII. Radiofrequência para Cicatriz

A radiofrequência não invasiva utiliza ondas eletromagnéticas para aquecer as camadas profundas da pele. Tanto quanto, estimula a produção de colágeno e elastina, promovendo a regeneração celular e melhorando a textura e a aparência da pele.

Marque sua consulta

A obtenção de cicatrizes praticamente imperceptíveis após cirurgias plásticas de contorno corporal é um objetivo alcançável graças aos avanços da medicina estética. Além disso, cuidados pós-operatórios adequados são fundamentais para garantir o sucesso do processo de cicatrização.

Marque uma consulta e vamos planejar juntos a cirurgia com base em suas necessidades e objetivos estéticos. Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança. Assim, seguimos rigorosos protocolos de higiene e esterilização para garantir o ambiente livre de riscos, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.

Crédito da imagem: lookstudio no Freepik

Rolar para cima