Lesões de Pele

As Lesões de Pele ou tumores cutâneos são caracterizados por acumulações anormais de diferentes tipos de células. Eles podem ser de nascença ou adquiridos.

Chamamos de tumores benignos ou não cancerosos as formações cutâneas quando seu crescimento é controlado e as células não se espalham para outras partes do corpo.

Em contrapartida, os tumores malignos ou cancerosos têm crescimento descontrolado. Além disso, as células invadem tecido normal e se formam metástases em outras partes do corpo.

Pele bonita

  Manter uma rotina de cuidados adequados com a pele é essencial desde a infância até a idade adulta. Assim também, alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e consultas periódicas ao dermatologista garantem uma pele bonita e saudável.  

Lesões de Pele

Lesões de pele benignas

Nevos

Os nevos ou sinais são pequenas formações cutâneas, geralmente escuras. Eles se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele, os melanócitos.

Essas Lesões de Pele não só têm diversos tamanhos, como também podem ser planas ou salientes e lisas ou rugosas (verrugosas). Assim como, crescem pelos em alguns deles. São de cor parda escura ou negra, Também, podem ser cor de carne ou amarelo pardacento. Quase todos os indivíduos têm cerca de 10 sinais ou mais. Formam-se durante a infância ou a adolescência na maioria dos casos. As células pigmentadas respondem às variações dos hormônios. Sob o mesmo ponto de vista, os nevos podem aparecer, aumentar de tamanho ou escurecer durante a gravidez.

Os nevos podem ser considerados manchas ou sinais de beleza, dependendo do seu aspecto e da sua localização. As lesões que se mostram pouco atraentes – ou que estão localizadas em zonas onde as peças de vestuário podem irritar – devem ser extraídas. São retirados facilmente através de uma pequena cirurgia com anestesia local.

Acrocórdons

São pequenas Lesões de Pele caracterizadas por elevações cutâneas moles, macias, cor de carne ou ligeiramente escuras. Frequentemente, aparecem no pescoço, nas axilas e nas virilhas.

Os acrocórdons são inofensivos, bem como podem ser pouco estéticos. Além disso, a roupa pode encostar e irritá-los. Nestes casos, precisam ser retirados.

Acrocórdon
Lipoma

Lipomas

Os lipomas são depósitos moles de gordura que crescem sob a pele. Por vezes, formam elevações arredondadas ou ovais.

Algumas pessoas desenvolvem apenas um lipoma, enquanto outras têm muitas dessas Lesões de Pele. Por analogia, são mais comuns nas mulheres do que nos homens. São frequentes nos antebraços, no tronco e na parte posterior do pescoço, apesar de poderem aparecer em qualquer parte do corpo.

Raramente, os lipomas causam problemas. Todavia, alguns podem ser dolorosos. Eles podem ser tratados através de uma pequena cirurgia ou lipoaspiração.

Lesões de pele malignas ou tumores malignos ou câncer

O que é o câncer de pele?

O câncer de pele é uma lesão formada por células que sofrem mutação genética e se multiplicam de maneira desordenada. Como resultado, dão origem a um novo tecido (neoplasia). Ele tem a característica de se espalhar pelo corpo através da metástase. Ou seja, não respeita os limites da pele normal ao redor, como observamos nas Lesões de Pele benignas.

A exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol está entre as causas predominantes que predispõem esta transformação celular maligna. Principalmente, o câncer da pele atinge as pessoas de pele branca que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas que ficam expostas ao sol. Sobretudo, os idosos são a população mais acometida.

Lesões de Pele - Câncer de Pele
Pele bonita

O que fazer para evitar lesões de pele como o câncer de pele?

A exposição da pele ao sol é fundamental à saúde. O problema é quando a exposição é prolongada e repetida. Essa situação pode não apenas predispor ao surgimento do câncer, mas também pode causar o envelhecimento cutâneo precoce. Então, a proteção solar é a principal forma de prevenção da doença. Aqui vão algumas dicas:

  • Evite expor-se prolongadamente ao sol no período entre 10 e 16 horas.
  • Sempre, use um filtro com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15. Tal qual, aplique generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. Aliás, reaplique-o após se molhar ou transpirar excessivamente.
  • Use chapéus e permaneça em áreas cobertas que bloqueiam ao máximo a exposição direta dos raios solares. Ao mesmo tempo, use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia e atinge a sua pele.
  • A área mais exposta é a face. Principalmente, proteja os lábios e as orelhas, locais comumente afetados pela doença.
  • Observe se surgem manchas na pele que se modificam. Ou seja, formam cascas na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
  • Visite periodicamente um médico dermatologista para exames preventivos. Logo, ele encaminha ao cirurgião plástico para o tratamento cirúrgico, caso seja necessário.
Lesões de Pele

Quando começar a proteção solar para evitar lesões de pele?

Comece o quanto antes. Sobretudo, porque cerca de 75% da radiação solar recebida ao longo da vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultravioleta só se manifestam com o passar do tempo. Assim, as lesões começam a aparecer por volta dos 40 anos. Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.

Não tenha medo do diagnóstico de quaisquer lesões de pele

Não deixe de ir um especialista se você tem alguma lesão suspeita na pele, pois o medo só atrapalha. Aliás, o câncer de pele pode e deve ser tratado e o diagnóstico precoce é muito importante para se obter a cura. Além disso, o tratamento das lesões pré-malignas – as que podem dar origem ao câncer de pele – ajuda o tumor maligno.

Uma das principais opções de tratamento é a cirurgia. Nesse sentido, utilizamos anestesia local e a retirada é simples em muitos casos. Radioterapia e quimioterapia localizadas também podem ser utilizadas. Cuide-se, pois ter uma pele bonita e saudável só depende de você!

Lesões no couro cabeludo
Exame ABCDE

Sinais de aviso do melanoma

O melanoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir dos melanócitos ou células produtoras da melanina. Principalmente, essa neoplasia maligna ocorre na pele. As Lesões de Pele desenvolvem-se mais frequentemente nas pernas em mulheres. Por outro lado, o tronco é a área mais atingida nos homens.

Assim, fique atenta(o) aos sinais de aviso do melanoma pelas siglas ABCDE, onde:

🅐ssimetria: o formato da lesão é desigual em suas proporções.

🅑orda: as bordas são irregulares, assim como o formato.

🅒or: a lesão apresenta cores variadas.

🅓iâmetro: maior que 6 milímetros.

🅔volução: crescimento rápido em curto espaço de tempo.

Resumo

Nome técnico

Exérese das Lesões de Pele.

Parte do corpo

Qualquer área na pele pode ser tratada.

Idade recomendada

Não há.

Pré-operatório das Lesões de Pele

Exames laboratoriais.

Anestesia

Local, na maioria dos casos.

Duração do procedimento para remoção das Lesões de Pele

Cerca de 20 minutos.

Permanência no hospital

Não é necessário internação. Aliás, o procedimento é ambulatorial.

Cicatrizes das cirurgias de Lesões de Pele

Ficam no local da lesão. Frequentemente, tornam-se discretas com o passar dos meses.

Pós-operatório

Edema discreto no local por cerca de 3 a 5 dias.

Tempo de recuperação

O retorno às atividades ocorre em 48 horas na maioria dos casos.

Dicas relacionadas

Rolar para cima