Procuro acalmar a(o) paciente que fala da gordura localizada como se fosse uma coisa ruim toda vez que estou em consulta ou em outro local. Assim também, explico que a gordura é essencial ao nosso corpo. Ela funciona como isolante térmico, protege os órgãos e, principalmente, fornece energia. A fonte dessa energia são os alimentos, uma vez que se transformam em gordura. Porém, ela se acumula e pode causar algum desconforto estético e até algumas patologias se a quantidade consumida for maior do que precisamos.
Não apenas os maus hábitos alimentares são fatores que tendem a piorar a gordura localizada, como também a predisposição genética, hormônios (estrógeno, progesterona), estresse, toxinas, medicamentos, poluição e o sedentarismo. Todavia, não são raros os casos que atendo de pessoas com peso adequado para seus biotipos, mas as silhuetas ainda não estão do jeito que querem. O organismo tende a reservar esse acúmulo em regiões específicas como abdome, flancos (pneuzinhos), papada e braços. Frequentemente, há um acúmulo no quadril (culote) e coxas nas mulheres. O quadro é mais evidente com o passar dos anos.
Como evitar a gordura localizada?
Sempre aconselho as(os) pacientes para que tenham uma alimentação balanceada e evitem o máximo possível refeições gordurosas, açúcares, comidas industrializadas e tomem bastante água durante o dia. Além disso, que pratiquem atividades físicas e tentem levar uma vida mais tranquila. Comece agora, não importa a idade! Cuidar-se é um investimento precioso para resgatar diariamente e por toda a vida.
Então, alguns exercícios e tratamentos são indicados para cada parte do corpo com o objetivo de minimizar a gordura localizada. Devem ser feitos sempre sob orientação de um profissional.
- Coxas ⇢ Exercícios como agachamento, afundo, stiff, levantamento terra, cadeira flexora, cadeira extensora e leg press tratam a gordura localizada na região interna e posterior das pernas, próximo aos glúteos. Em contrapartida, os tratamentos estéticos incluem lipocavitação, carboxiterapia, corrente russa ou corrente Aussie.
- Abdome ⇢ Fazer exercícios cardiovasculares como caminhada, corrida, pular corda, dançar Zumba, hidroginástica, natação, bicicleta e patins por pelo menos 30 minutos e de 3 a 5 vezes por semana eliminam a gordura localizada. Assim também, complementar com séries de abdominais para tonificar os músculos e ingerir suplementos queimam gorduras. Criolipólise, lipocavitação, radiofrequência e manthus são os tratamentos estéticos indicados para alcançar os resultados melhores nessa região.
- Cintura e quadril ⇢ Também, fazer exercícios cardiovasculares. Massagem modeladora e cremes redutores são eficazes na parte lateral do tronco. Assim como, lipocavitação, carboxiterapia, eletrolipólise e radiofrequência são os tratamentos estéticos indicados.
Lipoaspiração pode ser feita em todo corpo?
Antes de tudo, é preciso dizer que a Lipoaspiração não é um procedimento para perder peso, mas para tornar o corpo mais escultural e bem delineado. Sobretudo, é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de reduzir a gordura localizada que dificilmente responde a dietas ou exercícios. Deve ser realizada em um hospital com UTI e por um profissional especializado e membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
Primeiramente, vamos levantar os locais onde ela não deve ser realizada antes de responder à pergunta aí acima. Ou seja, não fazemos a Lipoaspiração em antebraços, panturrilhas e regiões de articulação e próximas de nervos, artérias e veias, mesmo que tenha alguma gordura localizada causando um problema estético. A Lipo pode ser feita nos seguintes locais:
- Papada ⇢ O “queixo duplo” incomoda mulheres e homens. Assim, a cirurgia promove um rejuvenescimento da aparência facial.
- Axilas ⇢ É mais frequente em mulheres. Por vezes, é uma Lipo de pequeno volume realizada em associação com as Mamoplastias.
- Braços ⇢ Indicada para pacientes com aspecto grande e volumoso nessa região. A técnica não somente permite remover o excesso de gordura localizada, como também proporciona braços mais finos e firmes.
- Mamas ⇢ É mais usada em homens. Frequentemente, é associada à cirurgia de correção da Lipomastia (ver post sobre este assunto).
- Abdome ⇢ Principalmente, é bastante procurada por pacientes com acúmulo de gordura localizada acima e ao redor do umbigo.
- Pneuzinhos e flancos ⇢ O procedimento pode ser eficaz contra o excesso de gordura presente na lateral da cintura e das costas.
- Coxas e culotes ⇢ Esta é outra região onde a Lipoaspiração é muito solicitada. O excesso de gordura localizada pode ser removido da área interna e externa. Assim, proporciona um contorno mais harmonioso para o corpo, com benefícios até para a pele.
Marque sua consulta
Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.
Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.
Mais sobre esse assunto neste site: LIPOASPIRAÇÃO