Você já ouviu falar dos procedimentos de Mamiloplastia e Areoloplastia? Por analogia, são as cirurgias plásticas realizadas nos mamilos e nas aréolas. Essas estruturas estéticas são fundamentais não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Boa parte da beleza das mamas concentra-se nelas. Frequentemente, há comprometimento psicológico suficiente para fazer com que a pessoa tenha vergonha de se expor toda vez que estamos diante de alterações e deformidades nessas estruturas.
Conteúdo da página
ToggleAs aréolas podem crescer demasiadamente na adolescência ou após a amamentação nas mulheres, devido às características genéticas e hormonais. Além disso, pode ocorrer aumento excessivo do mamilo ou a sua inversão. Por outro lado, os problemas nessa região nos homens estão relacionados ao aumento do mamilo. A técnica cirúrgica é usada junto à Ginecomastia. Dessa forma, a correção dos mamilos é muito importante para eles, porque chegam ao ponto de limitar suas atividades sociais em decorrência da insatisfação com esta parte do corpo. Por exemplo, os homens ficam com vergonha de tirar a camisa durante uma prática desportiva com os amigos.
Boa parte da beleza das mamas está nos mamilos e aréolas. Surpreendentemente, muitas imperfeições delas podem ser corrigidas pelas cirurgias plásticas conhecidas como Mamiloplastia e Areoloplastia e suas respectivas técnicas.
Indicação e técnicas cirúrgicas
A Mamiloplastia e Areoloplastia são procedimentos cirúrgicos indicados para corrigir e aprimorar a aparência dos mamilos e das aréolas, respectivamente. Essas cirurgias são recomendadas para pacientes que apresentam assimetria, hipertrofia, inversão ou outras irregularidades que causam desconforto estético ou funcional. Principalmente, as técnicas cirúrgicas envolvem incisões precisas e remodelação dos tecidos, visando alcançar resultados harmoniosos e naturais, respeitando a anatomia individual de cada paciente. Os principais problemas nessa região são:
Redução do mamilo
A técnica varia de acordo com a forma do mamilo. Assim, podem ser corrigidos através de uma incisão circular na sua base retirando um anel de pele quando são compridos. Esta técnica preserva a sensibilidade e grande parte dos canais por onde passa o leite materno. Retiramos uma pequena porção dos mamilos grossos. Todavia, mantemos a maioria dos canais de leite. Além disso, pode ser feita uma associação entre os dois procedimentos quando há uma combinação das duas alterações.
Mamilo invertido
O objetivo é “puxar” o mamilo para fora. Todavia, é necessário romper os ligamentos que o prendem. Assim, utilizamos uma incisão no meio da aréola através da qual conseguimos aproximar os tecidos para evitar que o problema volte.
Mamilo duplo (bífido)
Retiramos a porção que separa os 2 mamilos e criando apenas um nesse procedimento.
Ausência de mamilo
Existem técnicas que permitem fazer um avanço dos tecidos no local para criarmos novos mamilos.
Aréola grande
A redução permite que a paciente escolha qual o novo tamanho desejado. Então, retiramos uma porção em formato de anel e aproximamos a pele na nova aréola.
Aréola pequena
O objetivo desse procedimento é contrário ao anterior. Ou seja, retiramos uma faixa de pele ao redor da aréola e realizamos a expansão da mesma. Porém, é preciso ter cuidado com o risco de alargamento da cicatriz nesses casos.
Reconstrução completa de aréola e mamilo
A reconstrução da aréola é feita com enxerto de pele retirado da virilha ou através de tatuagem ou pigmentação, mimetizando a aréola contralateral. Do mesmo modo, os mamilos são reconstruídos com a pele retirada do lóbulo da orelha, da própria região ou do mamilo da outra mama, caso haja disponibilidade.
Pré-operatório das Mamiloplastia e Areoloplastia
O planejamento cirúrgico começa bem antes do dia do procedimento. Clique aqui e saiba como se preparar para a cirurgia de Mamiloplastia e Areoloplastia. Além disso, solicitamos que adquira 2 sutiãs pós-cirúrgicos em tamanho adequado. Ademais, detalhamos mais sobre esses itens durante a consulta.
Anestesia
Anestesia local ou local com sedação. Raramente, realizamos o procedimento com anestesia geral.
Tempo de cirurgia e de internação
A duração média da cirurgia é de 1 hora. Aliás, não há necessidade de internação. Os procedimentos são realizados em caráter ambulatorial (Dayhospital).
Pós-operatório da Mamiloplastia e Areoloplastia
A correção dos mamilos e aréolas costuma apresentar um pós-operatório tranquilo. Assim, a dor discreta costuma ceder com analgésicos comuns. A área manipulada é pequena e, consequentemente, o inchaço também.
Desse modo, os curativos especiais aplicados variam de acordo com a cirurgia realizada. Por exemplo, o curativo não pode fazer pressão na região em casos de reconstrução de novo mamilo. Por outro lado, as compressões são mais toleradas nas reduções.
Os pontos começam a ser retirados com uma semana e recomenda-se o uso de sutiã pós-cirúrgico por 1 mês. Além disso, a alteração de sensibilidade durante os primeiros meses regride na maioria dos casos. A proteção solar é fundamental por pelo menos 6 meses.
Resultados da Mamiloplastia e Areoloplastia
Algum inchaço é esperado após os procedimentos de Mamiloplastia e Areoloplastia. Porém, o edema vai cedendo gradualmente, de modo que por volta de 2 semanas está resolvido. Em contrapartida, os resultados planejados são alcançados entre 6 meses e 1 ano após uma ou ambas cirurgias porque é quando as cicatrizes já estarão maduras e claras.
Acompanhe-nos pelo Instagram e veja alguns resultados das cirurgias plásticas que realizamos.
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 7º: Recomendamos não praticar atividades físicas.
8º ao 15º: Alguns exercícios estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos. Da mesma forma, musculação dos membros inferiores está liberada.
A partir do 16º: Retorno às atividades normais. Agora, musculação dos membros superiores e corridas são permitidas. Ainda assim, esportes de contato estão proibidos até liberação médica.
Resumo
Nome técnico
Parte do corpo
Idade recomendada
Pré-operatório
Anestesia
Duração da Mamiloplastia e Areoloplastia
Permanência no hospital
Cicatriz da Mamiloplastia e Areoloplastia
Pós-operatório da Mamiloplastia e Areoloplastia
Tempo de recuperação
Dicas relacionadas
Mamiloplastia e Areoloplastia devolvem harmonia e beleza às mamas
A busca pela estética corporal levou ao desenvolvimento de técnicas cirúrgicas refinadas. Atendo um número considerável de mulheres aqui no...
Leia maisMamas Tuberosas: o que são e como corrigir essa anomalia
Para as mulheres, o aparecimento dos seios é um acontecimento importante – e, também, muito aguardado – na puberdade e...
Leia maisQuais os objetivos das Cirurgias Plásticas nas mamas femininas?
Aumentar, reduzir, levantar, turbinar… se você associou às “mamas” esses verbos, não é a(o) única(o). Os seios femininos são uns...
Leia mais