Mamoplastia de Aumento

O desejo de toda mulher brasileira é ter seios fartos, rijos e sensuais. Muitas delas adotaram a Mamoplastia de Aumento, cirurgia para aumentar as mamas com uso de próteses de silicone, como uma de suas preferidas. Aliás, o procedimento tornou-se prática comum e muito natural porque deixou de ser tratado como tabu e passou a transcender o simples aspecto estético.

Desde o boom do silicone no Brasil, em meados dos anos 90, a mulher brasileira vem se preocupando cada vez mais em exibir mamas bonitas e volumosas. Tal qual, disputa espaço de igual para igual com o bumbum, a preferência nacional. Inegavelmente, colocar a prótese de silicone não é mais um símbolo que provoque preconceito ou sugira vulgaridade, seja por motivos estéticos ou de reconstrução.

Anualmente, a ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética) divulga estatísticas de cirurgias plásticas realizadas no mundo todo. O Brasil é um dos destaques nessa área médica, conforme o estudo dessa respeitada instituição. Surpreendentemente, a Mamoplastia Redutora é uma das cirurgias plásticas corporais mais realizadas pelas brasileiras. São cerca de 20 a 21 mil inclusões de próteses de silicone todos os meses em média. Só fica atrás da Lipoaspiração com 23 mil procedimentos mensais.

Mamoplastia de Aumento

  A Mamoplastia de Aumento, através da inclusão de próteses de silicone, tem como resultado uma melhor harmonia entre a forma e o volume das mamas. Certamente, é uma das cirurgias plásticas estéticas mais famosas no mundo e conta com várias técnicas e tipos de próteses.  

Viva a diversidade!

Próteses de silicone
Mamoplastia de Aumento
Cirurgia de próteses de silicone
Mamoplastia de Aumento
Cirurgia de próteses mamárias
Mamoplastia de Aumento
Próteses de silicone

Sabe-se que a inclusão da prótese de silicone não aumenta o risco de câncer, nem tampouco promove o desenvolvimento de doenças autoimunes como se pensava antigamente. Além disso, sabemos com a evolução das técnicas de exames de imagem para o rastreamento do câncer de mama que a presença da prótese não influencia no seu diagnóstico, assim como outras doenças mamárias. Além disso, a qualidade dos materiais empregados nas próteses aumentou muito, o que provocou um aumento significativo na sua durabilidade.

Tipos de próteses de mama

Existem inúmeros tipos e modelos de próteses mamárias. Sobretudo, cada uma delas possui uma indicação específica que depende do tipo de mama da paciente, de suas expectativas e do plano cirúrgico a ser utilizado. Ou seja, se elas são inseridas abaixo da mama ou do músculo).

Desta forma, as próteses têm variação na projeção (perfil), formato, conteúdo e envoltório. O perfil, que corresponde à altura da prótese, pode ser baixo, moderado, alto e super alto. A forma da prótese pode ser redonda ou anatômica (natural / gota). O conteúdo da prótese pode ser de silicone, poliuretano ou soro fisiológico (prótese salina). Seu envoltório pode variar, podendo ter superfície lisa ou rugosa.

Prótese de silicone
Mamoplastia de Aumento

Indicação da Mamoplastia de Aumento

Principalmente, a Mamoplastia de Aumento é procurada por mulheres que sofrem de hipoplasia mamária. Ou seja, elas possuem mamas pequenas em relação ao restante do corpo. Comumente, o problema se apresenta somente após a adolescência. Porém, pode surgir a qualquer tempo após um regime severo ou uma involução mamária pós-gravídica. Por vezes, a hipoplasia vem acompanhada de flacidez de pele na região.

As mamas podem estar caídas ou não. Os casos de mamas pequenas com excesso de pele recorremos à Mastopexia com inclusão de prótese.

Há casos especiais em que a cirurgia de inclusão de prótese mamária também pode ajudar, como:

Assimetria mamária: É muito comum uma mama ter tamanho diferente da outra. Neste caso, podemos utilizar próteses de tamanhos diferentes e igualar o tamanho das mesmas.

Ausência de mama: Em geral, essa característica é acompanhada de uma aréola pequena e de pouca gordura sob a pele. Conhecida como Síndrome de Poland, o músculo peitoral pode estar pouco desenvolvido ou ausente. É mais frequente em mulheres orientais.

Cirurgia de prótese mamária

Pré-operatório

O planejamento cirúrgico começa bem antes do dia do procedimento. Clique aqui e saiba como se preparar para a cirurgia de Mamoplastia de Aumento. Além disso, solicitamos que providencie sessões de drenagens linfáticas com ultrassom e adquira 2 sutiãs pós-cirúrgicos em tamanho adequado. Detalhamos mais sobre esses itens durante a consulta.

Anestesia

Realizamos o procedimento com anestesia geral.

Mamoplastia de Aumento

Técnicas cirúrgicas da Mamoplastia de Aumento

Existem três técnicas cirúrgicas para a inclusão da prótese nas mamas na Mamoplastia de Aumento.

Uma delas é pela via periareolar, cujo resultado é uma cicatriz em torno da aréola. Normalmente, utilizamos em aréolas de maior tamanho, visto que há limitações para inclusão da prótese caso o tamanho da aréola seja pequeno. Normalmente, optamos por esta via quando a paciente não gosta do aspecto atual da aréola, que pode estar grande ou disforme.

Na via axilar a cicatriz localiza-se na região da axila e a prótese é colocada debaixo do músculo peitoral. Utilizamos esta via quando a paciente não admite, em hipótese alguma, cicatriz na região das mamas. Porém, há limitações, por exemplo, nos casos em que não é possível a colocação da prótese embaixo do músculo, quando há risco familiar elevado de câncer de mama e quando há necessidade de próteses de maior volume, esta via não deve ser utilizada.

Já a via inframamária pode ser aplicada em quase todos os casos e a cicatriz fica “escondida” no sulco da mama sob a roupa de banho. É a via mais utilizada atualmente e é de fácil execução. Ela permite a inclusão de implantes de diversos tamanhos e não apresenta restrições em sua indicação. As próteses podem ser colocadas embaixo da glândula mamária ou do músculo peitoral, a escolha do plano de inclusão depende das características de cada caso.

Prótese de 24hs ou R24R

Já ouviu falar na técnica cirúrgica R24R (Real 24 Recovery), também conhecida como fast track recovery ou simplesmente Prótese de 24hs? Por analogia, é uma técnica cirúrgica de inclusão de próteses mamárias que possibilita recuperação rápida de 1 dia. A Mamoplastia de Aumento é uma das cirurgias plásticas estéticas não apenas mais feitas no mundo, como também uma das mais estudadas. Portanto, as técnicas cirúrgicas, próteses e equipamentos utilizados em um centro cirúrgico têm passado por evoluções constantes.

A técnica é realizada exclusivamente pela via inframamária. Portanto, o tamanho do implante mamário deve respeitar os limites anatômicos do tórax e da mama. A incisão costuma ter entre 3 e 4 cm e a prótese é colocada através do Funil de Keller. Por fim, utilizamos fios cirúrgicos específicos e evitamos o uso de dreno.

Logo, a Prótese de 24hs tem tudo a ver com as mulheres de hoje. Elas são independentes, ativas e sabem o que querem.

Mamoplastia de Aumento
Cirurgia de inclusão de próteses mamárias

Tempo de cirurgia e de internação

A cirurgia de inserção das próteses nas mamas tem cerca de 1 hora e 30 minutos e requer um tempo de internação entre 12 e 24 horas.

Pós-operatório da Mamoplastia de Aumento

O procedimento Mamoplastia de Aumento costuma apresentar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com o uso de analgésicos comuns. O uso do sutiã cirúrgico durante 45 dias dá mais conforto nesse período.

Os pontos não precisam ser retirados porque utilizamos fios absorvíveis.

Deve-se evitar movimentação com os braços acima do nível dos ombros durante 3 semanas e também dormir de lado por 21 dias.

Além disso, são necessárias sessões de drenagens linfáticas por cerca de 4 a 6 semanas e proteção solar por pelo menos 6 meses.

Resultados da Mamoplastia de Aumento

O resultado da Mamoplastia de Aumento é imediato e muito compensador, porém a aparência definitiva é vista após cerca de 4 meses, quando as mamas atingem a forma natural. De qualquer forma, cerca de 90% do edema regride nos primeiros dois meses após a cirurgia e a cicatriz ganha resistência e já vai amadurecendo gradualmente neste período.

Acompanhe-nos pelo Instagram e veja alguns resultados das cirurgias plásticas que realizamos.

Mamoplastia de Aumento
Mamoplastia de Aumento

Os perigos da sobrecarga

Chegar ao volume certo da prótese de silicone em uma Mamoplastia de Aumento é algo que deve ser bem pensado também. Sempre, pesamos os prós e os contras de cada volume, além do cálculo que estamos acostumados a fazer.

De 125 a 250 ml

Indicação: Pacientes magras e baixas com pouco seio ou pacientes de média estatura com volume intermediário.

Riscos: Podem surgir hematomas e infecções.

De 250 a 400 ml

Indicação: Pacientes que desejam tamanho maior de mamas.

Riscos: Dependendo da estrutura da paciente, o peso pode interferir na postura. Além disso, é preciso tomar cuidado com a quantidade de pele para se evitar a formação de estrias.

De 400 a 700 ml

Indicação: Pacientes altas, com biotipo grande e pouca mama.

Riscos: A região dorsal fica sobrecarregada e pode haver má postura. Também há maior probabilidade de estrias.

Acima de 700 ml

Indicação: Como o resultado tende a ficar artificial, é indicado apenas para quem quer aparecer por causa dos seios.

Riscos: O tamanho da prótese pode causar atrofia das glândulas mamárias e redução da sensibilidade local.

Mamoplastia de Aumento

Cronograma para retomada da atividade física (em dias)

1º: Não praticar atividades físicas. Evite elevar os braços acima dos ombros.

2º ao 15º: Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

16º ao 30º: Pequenas corridas de 20 minutos são permitidas. Vá aumentando gradualmente. Assim também, musculação dos membros inferiores está liberada.

A partir do 31º: Retorno às atividades normais. Musculação dos membros superiores liberada. Pode praticar com cargas mais pesadas. Além disso, corridas mais longas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Cronograma de exercícios da cirurgia de prótese mamária

Perguntas e respostas

Como ficam as mamas após a Mamoplastia de Aumento?

O tamanho das mamas depende do volume da prótese de silicone a ser colocada, do volume de mama já existente e do tamanho do tórax. Por exemplo, uma paciente de mamas pequenas que coloca próteses de 300 ml pode ficar com as mamas menores do que outra de mamas grandes que colocou 240 ml. Igualmente, o importante é manter a harmonia no resultado.

Pode colocar qualquer tipo de prótese de silicone?

Não. A forma e o tamanho devem ser proporcionais ao volume da mama, tamanho do tórax e ao biotipo da paciente. Assim, fazemos essa escolha em conjunto com ela no pré-operatório. Dessa forma, podemos indicar qual o melhor tamanho e forma de prótese após uma avaliação detalhada.

A prótese de silicone pode romper?

As próteses de mama são bem maleáveis e resistentes. Porém, pode haver rompimento em casos extremos de trauma com alta energia. Avise-nos para avaliar se houve algum dano quando ocorrer alguma intercorrência. Ademais, a prótese deve ser trocada caso ocorra ruptura.

A gravidez altera o resultado da cirurgia plástica Mamoplastia de Aumento?

Não. A prótese não sofre alteração porque está localizada atrás das glândulas mamárias. O que pode ocorrer é um aumento da mama devido à lactação (produção de leite). Por vezes, distende a pele e ocorre uma leve flacidez local, caso ela não retorne ao estado inicial.

Uma mãe com a prótese de mama pode amamentar?

Sim. A prótese não altera a amamentação, uma vez que é colocada atrás das glândulas mamárias.

Qual o tamanho das cicatrizes resultantes da Mamoplastia de Aumento e onde ficam localizadas?

Por vezes, as cicatrizes da Mamoplastia de Aumento são pequenas, em torno de 4 cm. Assim também, elas ficam localizadas em regiões ocultas como sulco mamário, aréola e axila.

As cicatrizes podem ficar com aspecto inestético?

A cicatrização depende de vários fatores, como a genética, tipo de pele, localização da cicatriz e a técnica utilizada. Pacientes com pele clara possuem tendência à cicatrização de melhor qualidade. Porém, os pacientes de pele negra ou amarela (asiáticos) têm cicatrização de menor qualidade com tendência a queloides. Portanto, levamos em consideração os antecedentes genéticos e observamos outras cicatrizes no corpo da paciente para se ter uma ideia de como é a cicatrização na avaliação pré-operatória.

As cicatrizes hipertróficas e queloides têm solução?

Existem vários recursos que podem melhorar as cicatrizes hipertróficas e os queloides. A melhor opção de tratamento deve ser avaliada através de exames clínicos e laboratoriais. Sempre, respeitando as fases da cicatrização. Recomendamos a leitura dos textos sobre estes assuntos na página Cicatrizes e Queloides deste site.

A flacidez de pele pode ser corrigida com a Mamoplastia de Aumento?

Sim. Apenas nos casos em que a flacidez de pele é pequena e não há alteração prévia na forma da mama.

Posso associar a Mamoplastia de Aumento a outras cirurgias?

Sim. A Mamoplastia de Aumento pode ser associada à Lipoaspiração, Lipoescultura, Abdominoplastia e outras. Todavia, fazemos a indicação pela associação de cirurgias junto à(ao) paciente e depende de uma criteriosa avaliação pré-operatória.

Em quanto tempo podem ser retirados os pontos da Mamoplastia de Aumento?

Frequentemente, utilizamos fios que não necessitam ser retirados porque são absorvidos pelo organismo da paciente. Porém, quando é necessário utilizar fios não absorvíveis, eles podem ser retirados em torno do 7º dia do pós-operatório.

É necessário usar dreno no pós-operatório da Mamoplastia de Aumento?

Raramente, utilizamos drenos no pós da Mamoplastia de Aumento. Ainda assim, eles servem para evitar o acúmulo de secreção no local quando são utilizados e são retirados. Todavia, são retirados após 24 horas após a cirurgia.

Há muita dor no pós-operatório de implante de prótese?

A queixa de dor varia de paciente para paciente. Por vezes, há uma sensação de “peso” no local. Porém, a utilização de anti-inflamatórios e analgésicos tornam o pós-operatório bastante confortável.

Existe alteração de sensibilidade no local onde foi realizada a Mamoplastia de Aumento?

É comum a diminuição da sensibilidade no local devido ao inchaço da região. Mas, a sensibilidade volta gradativamente ao normal na maioria das pessoas.

Quando pode fazer exercícios físicos?

Frequentemente, liberamos o início dos exercícios leves em 30 dias. Porém, os pesados somente após 60 dias da Mamoplastia de Aumento.

O que é contratura capsular de mama?

É quando o corpo produz uma reação inflamatória exagerada ao redor da prótese formando uma cápsula. Tal qual, a formação de uma cápsula ocorre de forma natural em todos os casos. Porém, quando esta cápsula começa a comprimir a prótese, dá-se o nome de contratura capsular. Algumas pacientes podem permanecer assintomáticas, enquanto outras apresentam endurecimento, alteração da forma e dor local, dependendo do grau da contratura. Dessa forma, a prótese deverá ser trocada.

Precisa trocar a prótese de silicone?

Atualmente, as próteses de silicone somente são trocadas caso haja algum problema durante a evolução do pós-operatório.

As próteses mamárias utilizadas na Mamoplastia de Aumento têm garantia?

Atualmente, as próteses mamárias usadas na Mamoplastia de Aumento possuem garantia vitalícia. Ou seja, as pacientes têm direito a uma nova prótese durante toda a vida, caso ocorra algum problema com o produto.

Quando tempo para o resultado da Mamoplastia de Aumento?

As mamas apresentam um resultado satisfatório com 30 dias da cirurgia de implantes mamários na maioria das vezes. Mas, os resultados planejados aparecem somente após 4 a 6 meses.

Resumo

Nome técnico

Mamoplastia de Aumento.

Parte do corpo

Mamas.

Idade recomendada

Após o término do desenvolvimento das mamas. Sobretudo, depois da adolescência.

Pré-operatório da Mamoplastia de Aumento

Exames de laboratório, cardiológico e de imagem, incluindo mamografia e ultrassonografia de mamas. Fotografias.

Anestesia

Geral.

Duração da Mamoplastia de Aumento

Em média, 1 hora e meia.

Permanência no hospital

Curta, cerca de 12 a 24 horas.

Cicatriz

Pequenas, imperceptíveis no sulco natural das mamas ou ao redor das aréolas.

Pós-operatório da Mamoplastia de Aumento

Sutiã pós-cirúrgico durante 2 meses e evitar dormir de bruços durante 3 semanas.

Tempo de recuperação

Cerca de 2 semanas.

Depoimentos

A. M. M.

  Quando pensei em fazer minha cirurgia de prótese mamária, não pensei duas vezes em decidir quem seria o cirurgião. Porém, só havia um problema: eu teria que realizar outro tipo de cirurgia (cirurgias associadas) e o outro cirurgião era da cidade de Natal. Ainda assim, fiz a proposta para que o Dr Frederico fosse me operar lá… e, assim, foi feito. Ele não mediu esforços e realizou minha cirurgia em Natal junto à outra. Hoje, após 6 meses, estou mais que satisfeita com o resultado. Gostaria de agradecer imensamente ao Dr Frederico pelo excelente atendimento, pela atenção e, principalmente, pelo profissionalismo. É um excelente profissional, apesar do pouco tempo na cidade de Mossoró. Além disso, é altamente competente e super perfeccionista. Muito obrigada!!!  

R. L. G. D. R. M.

  A decisão de realizar uma cirurgia plástica não é fácil… Muito tem o que se pensar e escolher. Primeiramente, do meu ponto de vista, o profissional é a escolha mais importante. Sempre fui insegura se queria realmente ou não realizar a cirurgia, pois o medo me impossibilitava de ir mais à frente. Então, este ano decidi pesquisar e ir adiante. Assim, marquei consultas com alguns profissionais até chegar ao nome de Dr Frederico Fernandes. Aliás, foi indicação de uma amiga que realizara um procedimento com o mesmo. Ela me disse que o resultado ficou perfeito. Marcados dia e hora, lá estava eu para mais uma consulta dentre várias outras que já fizera. Porém, essa foi diferente. A começar pela recepção do médico. Ele não apenas me recebeu na porta da clínica, como também foi muito seguro, gentil e atencioso. Enfim, saí com a cirurgia marcada!

Então, chegado o grande dia, a equipe foi muito paciente, sempre me tranquilizando. Eu não sabia ao certo se era ansiedade ou medo que sentia na hora (risos). Entretanto, estou eu aqui dividindo com vocês a satisfação do resultado após o procedimento. Minha recuperação foi tranquila e meu medo sempre foi em razão do receio dos primeiros dias. Mas, o Dr Frederico disponibiliza uma enfermeira para dar nosso primeiro banho, trocar os curativos e nos avaliar depois que saímos do hospital. Além disso, recebi uma belíssima cesta natalina no fim do ano! Certamente, esse carinho é mais um dos diferenciais que eu e meu esposo observamos em Dr Frederico Fernandes.  

M. S.

  Tive displasia mamária aos 20 anos. Logo depois, veio a gravidez. Assim, deparei-me com a dura realidade da queda dos meus seios. Deixou-me muito desanimada e com vergonha do meu esposo. Ainda assim, quase não tinha seios com a chegada do meu segundo filho. Era só pele. Meu esposo observou que eu não estava feliz comigo mesma. Então, a dúvida e o medo tiravam de mim o sonho de voltar a me sentir bonita. Encontrei o site da clínica do Dr Frederico Fernandes pela internet. Fui à primeira consulta e pude perceber no alto profissionalismo do Dr Frederico. Senti-me segura para realizar o meu sonho. Isso porque o Dr Frederico, sua equipe, anestesista, enfermeira e hospital me trataram com total respeito e competência. Hoje, depois de um mês da cirurgia, sinto-me uma mulher realizada! Obrigada ao Dr Frederico e toda sua equipe. Estou amandooo tudo isso!  

M. S.

  Tinha o desejo de melhorar a aparência do meu corpo há muito tempo. Então, quando resolvi que era a hora. Assim, fiz uma pesquisa na internet e foi aí que cheguei ao Dr Frederico. Conheci o seu site, o que considero seu primeiro diferencial, entre vários. Em seguida, marquei uma consulta. Ele foi muito educado, gentil e atencioso. Senti a confiança e a certeza de que seria ele quem iria realizar o meu grande sonho logo na primeira consulta. Ou seja, ter seios maiores e um abdome bonito. Foi tudo bem tranquilo durante a cirurgia. Usei uma meia de compressão pneumática do próprio Dr Frederico quando cheguei ao apartamento. Aliás, mais um diferencial dele. Sua equipe é muito atenciosa. Sua enfermeira veio trocar o meu primeiro curativo em casa. Afinal isso é uma comodidade grande para quem faz uma cirurgia.

Tive uma ótima recuperação, bem mais rápida do que imaginei. Posteriormente, voltei a praticar minhas atividades físicas que tanto gosto e o resultado ficou fantástico. Tudo o que eu imaginava. Acho até que superou minhas expectativas. A minha satisfação é mais do que evidente e ficou tudo em perfeita harmonia. Já recebi muitos elogios do resultado os quais faço questão de dividi-los com quem tornou tudo isso possível: o Dr Frederico. Definitivamente, acredito que na nossa vida tudo tem a hora certa para acontecer. Esperei vários anos para realizar esse grande sonho. E, para ele se realizar e ficar tão perfeito como ficou, precisava ser com um profissional competente como o Dr Frederico. Eu e meu marido agradecemos!  

H. R. M.

  Conheci o Dr Frederico através de contatos profissionais, pois sou esteticista e trabalho com drenagens linfáticas. Desta forma, recebi um paciente dele para fazer as sessões em minha clínica e fiquei encantada com o resultado da cirurgia. Eu já havia feito uma Mamoplastia de Aumento há 10 anos e não fiquei satisfeita com o resultado. Entretanto, tinha um pouco de medo de fazer outra cirurgia plástica com um médico que tinha acabado de conhecer, mas decidi passar em consulta. Fiquei super entusiasmada para fazer a correção da mama e colocar o implante de silicone na primeira vez que fiz.

Ele é um médico altamente qualificado e, o mais importante, é registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Após uma pesquisa e outra – como já falei, eu fiz outras cirurgias fora do Estado – achei que em Mossoró não tinha médico capacitado. Porém, surpreendi-me com o atendimento, o conhecimento, a simpatia, o profissionalismo e a segurança que ele passa para as pacientes. Eu, sinceramente, estou muito feliz com o resultado dos meus airbags calibrados!  

L. A.

  O primeiro contato que tive com Dr Frederico foi pela internet, realizando buscas de cirurgiões plásticos em Mossoró. Também, vi que ele tem o registro na SBCP e logo marquei uma consulta. O Doutor sempre foi muito atencioso e disposto a esclarecer todas as minhas dúvidas desde a primeira consulta. Além disso, transmitiu-me bastante segurança e clareza. Em seguida, decidi operar e tudo ocorreu bem. Meu pós-operatório está sendo uma benção e estou muito satisfeita com o resultado. Está simplesmente divino e perfeito. Parabéns, Dr Frederico, pelo excelente trabalho e competência!  

F. P. F. Z.

  Procurei o Dr Frederico para colocar próteses mamárias. Tinha muito medo da cirurgia e do resultado, apesar de um desejo antigo de ter os seios maiores e mais bem torneados. Principalmente, fui muito bem atendida e o Dr Frederico transmitiu muita segurança com relação à minha satisfação final. Assim, foram adotados todos os procedimentos necessários com os devidos cuidados para que tudo acontecesse de maneira tranquila. A ética, a sinceridade e a segurança transmitidas por ele foram fundamentais na minha decisão. Hoje, após alguns meses da colocação da prótese de 280 ml, sinto-me muito bem e satisfeitíssima com os meus seios novos. Minha autoestima melhorou e o resultado ficou magnífico.  

Dicas relacionadas

Rolar para cima