Mamoplastia Redutora

Quem pensa que os cirurgiões plásticos reduzem as mamas das pacientes através da Mamoplastia Redutora com base apenas no bom senso ou no pedido da paciente, está enganada. Existe um cálculo que é feito para descobrir qual a posição certa para se obter mamas harmoniosas.

Ter as mamas iguais aos daquela atriz ou amiga pode ser o parâmetro usado por algumas mulheres que desejam fazer cirurgia plástica para mudar o visual dessa região. Mas, a escolha de um “modelo” de mama não é tão simples assim! Antes de tudo, é preciso lembrar que cirurgia é coisa séria e o seu resultado não pode ser baseado apenas em fotografia.

As mamas possuem uma consistência rígida, após a puberdade, devido à grande quantidade de tecido mamário em sua composição. Existe uma substituição natural deste tecido por gordura com o passar dos anos. Sobretudo, a consistência e a vitalidade diminuem muito. Alguns fatores aceleram este processo, como a gravidez, amamentação e grandes ganhos de peso seguido de emagrecimento.

Mamoplastia Redutora

  A Mamoplastia Redutora é a cirurgia plástica estética que remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo. É indicada para aliviar o desconforto causado por seios muito grandes. Sentir-se linda, sensual e com tudo no lugar certo! Você merece!  

Indicação da Mamoplastia Redutora

Durante a sua consulta, são feitas uma série de perguntas e tiradas várias medidas das mamas e da região em torno delas. Depois, são considerados fatores como peso, altura e largura do tórax para chegar à conclusão sobre qual o tamanho de mama que mais se adapta ao biotipo e estrutura da paciente.

Embora mamas fartas sempre são escolhidas na Mamoplastia de Aumento pelas pacientes aqui no consultório, algumas deas que sofrem de hipertrofia mamária não estão satisfeitas com sua aparência e volume. Frequentemente, sofrem com problemas na coluna e sentem-se constrangidas em usar biquínis e blusas pequenas. Além disso, problemas de pele – como dermatite no sulco da mama -, sobrepeso e comprometimento psicológico também são comuns.

Cirurgia de redução das mamas
Cirurgia de redução das mamas
Cirurgia de redução das mamas

O principal objetivo da Mamoplastia Redutora é a redução de mamas volumosas. Isso é indicado para a remoção do excesso de gordura, de tecido glandular e de pele. Assim, a cirurgia é eficaz nos casos em que o volume e/ou peso das mamas está prejudicando a saúde e qualidade de vida da paciente.

Por vezes, temos a oportunidade de corrigir eventuais assimetrias entre as mamas durante a cirurgia, sejam elas de tamanho ou de posicionamento. Por exemplo, uma mama mais caída que a outra.

Pré-operatório

Sempre, o planejamento cirúrgico começa bem antes do dia do procedimento. Clique aqui e saiba como se preparar para a cirurgia de Mamoplastia Redutora. Além disso, solicitamos que providencie sessões de drenagens linfáticas com ultrassom e adquira 2 sutiãs pós-cirúrgicos em tamanho adequado. Detalhamos mais sobre esses itens durante a consulta.

Anestesia

Realizamos o procedimento com anestesia geral.

Cirurgia de redução das mamas
Mamoplastia Redutora

Técnica cirúrgica da Mamoplastia Redutora

Existem inúmeras técnicas cirúrgicas para a realização da Mamoplastia Redutora. Frequentemente, as técnicas mais utilizadas deixam uma cicatriz em forma de T invertido. Ou seja, é vertical a partir da aréola e horizontal no sulco existente entre a mama e o tórax.

Porém, algumas cirurgias podem ser realizadas deixando apenas uma cicatriz vertical ou periareolar. Ainda assim, é muito importante uma avaliação pré-operatória criteriosa devido à grande variedade de possibilidade de uso das técnicas.

Basicamente, realizamos um descolamento das mamas separando-as dos músculos peitorais. Logo após, retiramos o excesso de tecido, aplicamos uma montagem com pontos de fixação e fazemos o fechamento da pele com fios adequados.

Mamoplastia Redutora

Tempo de cirurgia e de internação

A redução das mamas é uma cirurgia de grande porte. Todavia, ela tem duração média de 3 horas e requer internação de 24 horas.

Pós-operatório da Mamoplastia Redutora

A Mamoplastia Redutora costuma apresentar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com analgésicos comuns. São utilizados drenos de aspiração para evitar o acúmulo de secreções. Além disso, os pontos começam a ser retirados com 1 semana.

Recomendamos evitar dormir de lado durante 10 dias. Da mesma forma, a paciente não deve movimentar os braços acima do nível dos ombros durante 3 semanas. Ainda assim, não se deve dispensar o uso do sutiã por 2 meses. As sessões de drenagens linfáticas manuais com uso de ultrassom devem continuar por cerca de 4 a 6 semanas, além das feitas no pré-operatório. Assim também, eventual alteração de sensibilidade nos mamilos regride durante os primeiros meses na maioria dos casos. Proteção solar é fundamental durante 6 meses.

Resultados

Inchaço é esperado, mas ele diminuiu cerca de 70% por volta do 3º mês. Tanto quanto, as mamas deixam de ter a forma de cone para apresentar um formato mais natural e arredondado na região inferior durante esse período. Tal qual, esse processo é conhecido como báscula e ocorre em todos os casos. Ainda assim, os resultados definitivos são alcançados entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia.

Acompanhe-nos pelo Instagram e veja alguns resultados das cirurgias plásticas que realizamos.

Mamoplastia Redutora

Cronograma para retomada da atividade física (em dias)

1º ao 7º: Não praticar atividades físicas. Além disso, evite elevar os braços acima dos ombros.

8º ao 14º: Exercícios mais leves estão liberados. Ou seja, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

15º ao 30º: Musculação dos membros inferiores liberada. Comece com pouca carga e muita repetição e vá aumentando gradativamente.

A partir do 31º: Retorno às atividades normais. Assim também, musculação e corridas são permitidas. Porém, esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Cronograma Exercícios- Mamoplastia Redutora

Perguntas e respostas

A cirurgia de Mamoplastia Redutora é arriscada?

A incidência de complicações em cirurgias plásticas de mamas é muito rara, incluindo a Mamoplastia Redutora. Igualmente, a indicação do procedimento somente para pacientes sadias ou com doenças controladas após uma avaliação criteriosa reduz muito as complicações.

As cicatrizes da redução mamária são visíveis?

Ficam localizadas ao redor das aréolas e entre elas e o sulco mamário constituindo um T invertido. A princípio, as cicatrizes são vermelhas e escuras. Logo depois, vão clareando com os meses e se tornam finas e claras após cerca de 1 ano. Sob o mesmo ponto de vista, as incisões são planejadas de modo que as cicatrizes fiquem dentro da área coberta pelo biquíni ou sutiã.

Como ficam as mamas no pós-operatório? Quais serão as mudanças?

O volume será definido de forma a manter a harmonia do corpo. Ou seja, optamos por mamas um pouco mais fartas ou menores de acordo com cada paciente. Além disso, elas ficam menos flácidas, mais rijas e elevadas, melhorando o aspecto dos colos e dos mamilos.

A gravidez compromete o resultado da cirurgia plástica Mamoplastia Redutora?

Há um aumento do volume das mamas devido à produção de leite na gestação. Assim, pode ocorrer uma pequena queda das mamas, dependendo da qualidade da pele da paciente. Mas, o resultado não fica comprometido na maioria das vezes.

Os drenos são necessários no pós da Mamoplastia Redutora?

A produção de líquidos após um procedimento do porte de uma Mamoplastia Redutora aumenta devido aos grandes descolamentos realizados. Desse modo, é necessário utilizar drenos para evitar que os líquidos se acumulem. Em contrapartida, podemos abrir mão deles nos casos menores.

O pós-operatório da Mamoplastia Redutora é doloroso?

Não. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios torna o pós-operatório confortável na maioria dos casos.

Quanto tempo depois da cirurgia de redução das mamas pode tomar banho completo?

O ideal é depois de 24 horas.

Após quantos dias os pontos da Mamoplastia Redutora podem ser retirados?

Frequentemente, os pontos começam a ser retirados a partir do 7º dia. Ademais, eles podem ser retirados em várias visitas que vão até a 3ª semana.

Quando voltar a trabalhar e praticar exercícios?

O retorno é liberado com 10 a 14 dias para as pacientes que tem atividades e profissões que não exigem esforços. Por exemplo, é o caso das atividades administrativas. Além disso, evitar a elevação dos braços acima dos ombros nesse período. Exercícios mais leves, caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos estão liberados a partir da 3ª semana. Finalmente, a volta às atividades normais se dá a partir do 2º mês. Porém, esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Resumo

Nome técnico

Mamoplastia Redutora.

Parte do corpo

Mamas.

Idade recomendada

Após o término do desenvolvimento das mamas. Sobretudo, depois da adolescência.

Pré-operatório da Mamoplastia Redutora

Exames de laboratório, cardiológico e de imagem, incluindo mamografia e ultrassonografia de mamas. Além disso, fazemos algumas fotografias.

Anestesia

Geral.

Duração da Mamoplastia Redutora

Em média, 3 horas.

Permanência no hospital

24 horas.

Cicatriz

Ao redor da aréola, vertical abaixo do bico e no sulco da mama, finas e discretas.

Pós-operatório

Sutiã pós-cirúrgico durante 2 meses. Bem como, evitar dormir de bruços durante 21 dias pelo menos.

Tempo de recuperação

Cerca de 3 semanas.

Dicas relacionadas

Rolar para cima