A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais feitas, desejadas, pesquisadas e comentadas no mundo. Sobretudo, há uma quantidade considerável de informações nas redes sociais e internet sobre este procedimento cirúrgico. Por um lado, é uma coisa boa, pois as pessoas têm à disposição informações que vão desde o caráter técnico até opiniões de pacientes que passaram por uma Lipo. Por outro, há sempre o risco do exagero, surgimento de mitos e informações incorretas.
Um conselho como médico que faço questão de sempre dar às pessoas é o de cuidar o máximo que puder do corpo com boa alimentação, exercícios e atitudes positivas. Sempre oriento a fazer isso em todas as fases da vida, independentemente se já fez ou pretende fazer cirurgia plástica.
Os principais objetivos da Lipoaspiração são reduzir o volume de gordura localizada na cintura, flancos, dorso, lateral das mamas, braços, culotes e coxas e remodelar o contorno corporal.
Então, levantei os principais mitos e verdades sobre este tema com base no que leio e tenho de questionamentos das(os) pacientes no consultório. Para quem ela é indicada, vale a pena saber:
Verdades sobre a Lipoaspiração
1) Pode associar com outras cirurgias. ⇢ O procedimento pode ser associado a outras cirurgias, desde que o tempo dos procedimentos não seja muito longo. Por exemplo, A Lipoaspiração pode ser feita no mesmo ato cirúrgico que a Lipoescultura. Atualmente, ambas são associadas em mais de 95% dos casos. Pode associar, também, à Mamoplastia de Aumento, Mamoplastia Redutora e Abdominoplastia.
2) Os pneuzinhos persistem apesar da alimentação equilibrada e exercícios frequentes. ⇢ Assim, os indesejáveis culotes e os famosos pneuzinhos das calças de cintura baixa só desaparecem depois da Lipoaspiração. Sobretudo, as pessoas com peso adequado para a altura e idade, que se exercitam e têm uma alimentação saudável respondem melhor e mais rápido à cirurgia.
3) Depois da Lipo, o volume na região aspirada não volta mais. ⇢ É verdade que as células de gordura não se formam novamente depois de aspiradas. Porém, as células restantes podem aumentar de tamanho se ocorrer um ganho de peso significativo.
4) Cigarro aumenta os riscos de necroses. ⇢ Um dos malefícios da nicotina é a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, acarretando problemas de cicatrização e consequente morte de tecido (necrose). Assim também, a recuperação da Lipo precisa de uma boa vascularização da pele e das regiões aspiradas no pós-operatório.
Mitos sobre o procedimento
1) É um procedimento menos arriscado. ⇢ É um dos principais mitos. Certamente, é uma cirurgia complexa e deve ser feita por um cirurgião plástico especialista pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e sua equipe formada por profissionais altamente capacitados como médicos assistentes, anestesiologista e enfermeiras(os). Assim também, a Lipoaspiração deve ser realizada em um hospital com UTI e com toda estrutura.
2) A Lipo remove estrias e celulite. ⇢ Não apenas é um dos mitos, como também a celulite pode piorar se houver flacidez de pele. Indicamos a técnica Subcision que pode ajudar nesse assunto.
3) Inverno é a melhor estação para fazer a Lipo. ⇢ Esse procedimento pode ser realizado em qualquer mês, de acordo com o planejamento da(o) paciente e o cirurgião. Ademais, a recuperação e a cicatrização independem da estação do ano. Aliás, muitas(os) pacientes agendam entre o final e o começo do ano, período do alto verão, porque aproveitam o período de férias do trabalho e escolares quando têm mais tempo para a recuperação. Eventualmente, a(o) paciente pode ficar desconfortável com o uso da cinta modeladora em dias mais quentes.
4) É uma solução para perda de peso. ⇢ É outro dos mitos que mais confundem. O principal objetivo é melhorar o contorno das áreas onde a gordura é resistente à dieta e exercícios, apesar da retirada de alguns quilos. Além disso, parte da gordura é reintroduzida em outras áreas através da Lipoescultura.
5) A Lipo é indicada somente para mulheres. ⇢ Esse é um dos mitos que cada vez mais cai por terra, pois cada vez mais homens fazem o procedimento. Principalmente, eles o fazem na região da barriga. Clique aqui para saber a diferença entre as Lipos feitas na mulher e no homem.
Mitos sobre o pós-operatório da Lipo
6) A cirurgia deixa a pele flácida. ⇢ Decerto, a Lipo costuma alterar a flacidez por alguns dias, mas tende a melhorar com o passar das semanas. É claro que há fatores como gravidez, genética, sol em excesso, entre outros, que acentuam essa condição. Nesse caso, a remoção da pele é indicada quando há excesso de pele, além de flacidez.
7) Não há cicatriz porque a incisão é pequena. ⇢ É mais um daqueles mitos que se propaga por aí. Todavia, qualquer cirurgia resulta em cicatriz, algumas mais discretas e outras menos. Eventualmente, planejamos a cirurgia para esconder as cicatrizes. Além disso, trabalhamos com padrões rigorosos de segurança, técnicas modernas (Vibrolipoaspiração), melhores equipamentos e produtos de sutura da melhor qualidade. Tudo para a(o) paciente ter a melhor recuperação com o melhor resultado.
8) Volta às atividades imediatamente. ⇢ O tempo de recuperação costuma ser mais curto se comparado a uma Abdominoplastia, por exemplo. Porém, é uma cirurgia importante e requer cuidados, ainda mais se for associada. Tal qual, o dreno é usado em Lipos de grande proporção. Sessões de drenagens linfáticas e uso da cinta modeladora são essenciais. O inchaço começa a diminuir após 10 dias, a volta às atividades se dá em 2 semanas e o tempo necessário para ver o resultado planejado é de 6 meses.
Marque sua consulta
Desvendar mitos e verdades sobre a Lipoaspiração é essencial para que as(os) pacientes tenham uma compreensão clara desse procedimento. Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia com base em suas necessidades e objetivos estéticos. Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.
Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.
Mais sobre esse assunto neste site: LIPOASPIRAÇÃO