Umbigo durante e após a Abdominoplastia

O que acontece com o umbigo durante e após a Abdominoplastia

O umbigo sempre teve um significado especial na mente humana. Psicologicamente, expressa a relação de dependência entre uma vida e outra. Às vezes, é associado ao ego, o núcleo da personalidade de uma pessoa, de forma pejorativa. Dizem que uma pessoa egoísta é aquela que olha apenas para o próprio umbigo. Narciso é um deus na mitologia grega que representar a egolatria. Assim também, essa cicatriz no abdome é inspiração para poetas, escritores, compositores, entre outras áreas das artes.

Biologicamente, é a cicatriz presa à musculatura e ao tecido fibroso decorrente do corte do cordão umbilical. O cordão umbilical é fundamental durante a gestação, pois é através dele que a mãe fornece nutrientes e oxigênio ao bebê. O umbigo passa a ter importância estética apenas após o nascimento.

Cada umbigo é único, assim como cada pessoa é diferente uma da outra. É difícil definir o padrão de beleza, mas é perceptível aos olhos quando ele é feio, fechado, alto, raso ou torto. Essa parte do corpo está mais suscetível a transformações. Do mesmo modo, as imperfeições acontecem devido a hérnias, excesso de pele e gestações.

O umbigo é reposicionado na Abdominoplastia?

A Abdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa melhorar a aparência do abdome através da remoção do excesso de pele e gordura. Assim, o umbigo é uma estrutura que requer atenção especial durante este procedimento devido à sua localização central e importância estética.

Segue uma abordagem sobre o que acontece com o umbigo durante as técnicas cirúrgicas:

  • Abdominoplastia Clássica É indicada quando a flacidez atinge todo abdome. Desse modo, o umbigo é desconectado da pele ao redor, preservando seu suprimento sanguíneo. Em seguida, criamos uma abertura na pele para reposicioná-lo em uma posição agradável esteticamente.
  • Miniabdominoplastia Esta técnica cirúrgica é indicada para pacientes com excesso de pele e gordura somente abaixo do umbigo. Então, ele não é desconectado, pois a incisão é menor e limitada à região inferior do abdome.
  • Abdominoplastia em Âncora É usada em casos mais complexos, como após perda de peso maciça. Não apenas a incisão tradicional, como também uma segunda incisão vertical é feita ao longo da linha média do abdome. O umbigo pode ser removido e reposicionado em uma nova abertura.
  • Lipoabdominoplastia Primeiramente, a Lipoaspiração é realizada para remover o excesso de gordura abdominal. Em seguida, é aplicada a técnica da Abdominoplastia Clássica ou Miniabdominoplastia e o umbigo é reposicionado, conforme necessário.

Evolução da cicatrização umbilical no pós-operatório

O umbigo inflamado após a Abdominoplastia é esperado, mas não infeccionado. O organismo responde ao trauma sofrido durante a intervenção cirúrgica iniciando o processo de reparação de células e tecidos. Ademais, pode sair um pouco de líquido também.

O umbigo tende a ficar com aparência harmoniosa após a recuperação. Ou seja, ele é envolvido por uma cicatriz pequena e pouco aparente. Além disso, o umbigo permanece na mesma posição anatômica em todas as técnicas cirúrgicas. É importante seguir à risca o planejamento pós-operatório, como repousar, fazer os curativos, higienizar, usar cinta modeladora, evitar sol, não fumar, fazer drenagem linfática, entre outros para uma boa cicatrização.

Aliás, fazemos o acompanhamento de quem tem predisposição para cicatrizes hipertróficas ou queloides. Indicamos procedimentos para corrigir ou amenizar esse problema.

Marque sua consulta

Algumas pessoas se deparam com o problema de uma barriga flácida com gordurinhas indesejadas em algum momento da vida. Elas têm recorrido à Abdominoplastia e obtido excelentes resultados em busca de um contorno abdominal aprimorado e um umbigo agradável esteticamente. Certamente, é uma das três cirurgias mais procuradas em nosso consultório.

Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia com base em suas necessidades e objetivos estéticos. Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.

Mais sobre esse assunto neste site: ABDOME (ABDOMINOPLASTIA)

Rolar para cima