Otoplastia

As orelhas salientes incomodam você ou seu filho? A cirurgia plástica Otoplastia pode melhorar a forma, a posição e suas proporções em relação ao rosto. Ter uma boa simetria facial é fundamental para a aparência de uma pessoa e é decisivo na definição do seu bem-estar.

As orelhas são importantíssimas para a harmonia da face e suas alterações são muito destacadas. Por exemplo, podemos observar sua importância quando vemos alguém que apresenta algum distúrbio auricular. Principalmente, se uma das orelhas está ausente. Essas alterações provocam muito desconforto nos pacientes e podem acometer aspectos psicológicos também.

Cirurgia para correção de problemas na orelha

  Uma face em equilíbrio proporciona bem-estar, autoconfiança e um belo sorriso! As orelhas são importantíssimas para uma boa harmonia do rosto. Eventuais problemas nessa região podem ser resolvidos através da Otoplastia.  

Cirurgia de orelha em abano e lóbulo bífido ou rasgado

Indicação da Otoplastia

As doenças da orelha externa são de ordem genética, traumática ou neoplásica. A cirurgia para correção de suas deformidades é chamada de Otoplastia. O objetivo da cirurgia é minimizar deformidades e dar a forma mais natural e equilibrada possível entre as orelhas e a face e, consequentemente, beneficiar a aparência e a autoestima.

O procedimento de Otoplastia pode ser realizado a partir dos 7 anos. Não apenas porque a orelha já está completamente formada nessa idade, mas também devido à percepção da criança de que há algo fora do normal em seu corpo. As(os) pacientes procuram o consultório de cirurgias plásticas pelas seguintes deformidades mais comuns:

Orelha em Abano (genético): Está presente desde o nascimento. Caracteriza-se pela orelha que se projeta lateralmente, dando a impressão de abano. Por vezes, a projeção do ângulo entre a cabeça e a região mais profunda da orelha, chamada de concha auricular, é maior que 90º. Além disso, há uma falha na formação de sua dobra interna (anti-hélice) e um aumento de tamanho da concha.

Lóbulo Bífido ou Rasgado (traumático): Esse é um problema muito comum entre as mulheres. Principalmente, quando seus brincos engancham na roupa ou quando eles são exageradamente pesados. Essa deformidade incomoda por chamar muito a atenção, além de não permitir o uso do brinco.

Pré-operatório

O planejamento cirúrgico começa bem antes do dia do procedimento. Clique aqui e saiba como se preparar para a cirurgia de Otoplastia. Além disso, solicitamos que adquira 2 faixas elásticas de cabeça próprias para esta cirurgia em tamanho adequado. Detalhamos mais sobre esses itens durante a consulta.

Técnica cirúrgica

A Otoplastia é a cirurgia que objetiva corrigir as alterações da orelha em abano, diminuir a distância entre a borda lateral da orelha e moldar as estruturas apagadas da anti-hélice. Sobretudo, a orelha passa a ter um formato mais natural.

Realizamos uma incisão na sulco auricular que fica localizada na região posterior da orelha. Assim, podemos ocultar a cicatriz resultante sem dificuldades. Descolamos a pele da cartilagem auricular e moldamos as estruturas utilizando fios cirúrgicos de alta qualidade para que os nós não se desfaçam. Logo após, posicionamos as orelhas de modo bem natural e adequado para cada caso. Realizamos o fechamento da incisão com fios de nylon.

Tempo de cirurgia e de internação

A duração média da cirurgia é de 90 minutos. Às vezes, a(o) paciente pode receber alta no mesmo dia (Dayhospital), pois é uma cirurgia de pequeno porte.

Otoplastia
Otoplastia

Pós-operatório

Alguns cuidados são fundamentais como não praticar atividades que possam traumatizar a orelha e evitar dobrá-la durante o sono por 3 semanas. É necessário utilizar uma bandagem elástica que protege e mantém a orelha imobilizada junto à cabeça. Então, recomendamos faixa elástica durante todo o tempo dos 7 dias subsequentes, só retirando para tomar banho. Posteriormente, o uso da faixa é somente à noite por mais 2 semanas pelo menos.

É habitual ocorrer dor leve nos primeiros dias após a cirurgia que é controlada com analgésicos comuns. Inchaço também é esperado, principalmente durante o 1º mês. Entretanto, 80% do inchaço é absorvido até completar o 2º mês de cirurgia. Os pontos são retirados com 2 semanas.

Resultados da Otoplastia

A orelha já se encontra em sua forma definitiva com a anti-hélice formada e com sua borda lateral próxima ao couro cabeludo logo após o procedimento da Otoplastia. Porém, há inchaço e roxidão que regridem em até 21 dias. Além disso, a cicatriz leva cerca de 6 meses para amadurecer.

Acompanhe-nos pelo Instagram e veja alguns resultados das cirurgias plásticas que realizamos.

Cronograma para retomada da atividade física (em dias)

1º ao 7º: Recomendamos não praticar atividades físicas.

8º ao 15º: Exercícios mais leves como caminhadas leves com duração de 30 minutos estão liberados.

16º ao 30º: Alongamentos, bicicleta ergométrica e atividades sem contato físico, como musculação, estão liberadas.

A partir do 31º: O retorno às atividades normais se dá de forma gradual. Agora, corridas são permitidas. Mas, esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Cirurgia na orelha

Perguntas e respostas

A Otoplastia deixa cicatrizes muito aparentes?

Frequentemente, a cirurgia Otoplastia não deixa cicatrizes visíveis, uma vez que a incisão é feita no sulco atrás da orelha. Além disso, é uma região com pele muito fina e baixa tensão promovendo uma cicatrização muito boa.

Qual é a idade mínima para a realização desta cirurgia?

É possível fazer a Otoplastia a partir dos 7 anos, pois o crescimento das orelhas já está concluído nesta idade.

O cabelo atrapalha a ação do cirurgião? Precisa cortá-lo?

Ao contrário! Ele não apenas não atrapalha, como também o cabelo longo ajuda a disfarçar o inchaço e a cicatriz no pós-operatório.

O resultado da Otoplastia é imediato?

Sobretudo, os detalhes da orelha já podem ser vistos imediatamente após a cirurgia. Porém, nos primeiros 21 dias há um leve inchaço e roxidão que diminuem gradativamente com o passar das semanas. Além disso, pode ocorrer latejamento em dias quentes, mas essa sensação também tende a diminuir com o tempo.

Pacientes da Otoplastia sentem dores após a cirurgia?

Tal qual, o limiar de dor é muito pessoal. Do mesmo modo, os dias que seguem à Otoplastia são praticamente indolores. Mas, analgésicos simples são suficientes se a(o) paciente sentir desconforto.

Qual é a posição correta para dormir logo após a Otoplastia?

A melhor maneira é manter o rosto virado para cima preferencialmente. Porém, dormir de lado é permitido. Ainda assim, o uso de uma faixa elástica por 21 dias é obrigatório. Assim, esse cuidado é para evitar que as orelhas se dobrem durante o sono.

Como funcionam os curativos, retirada dos pontos e faixa cirúrgica no pós-operatório?

A princípio, utilizamos gazes cirúrgicas para proteção e absorção de secreções durante as primeiras 24 horas. Então, realizamos uma consulta de revisão na primeira semana. Podemos tirar os pontos nesta consulta ou na próxima. Além disso, recomendamos faixa elástica durante todo o tempo dos 7 dias subsequentes. Posteriormente, o uso da faixa é somente à noite.

A sensibilidade da orelha fica prejudicada?

O edema residual pós-operatório provoca uma perda de sensibilidade transitória que retorna ao longo das semanas.

Há risco de as orelhas voltarem a se afastar e o problema do “abano” voltar?

Não. Desde que a(o) paciente siga as instruções corretamente e não haja complicações durante a cirurgia.

Há risco de desenvolver queloide na cicatriz após o procedimento de Otoplastia?

Frequentemente, a chance de surgir queloide é determinada geneticamente. Dessa forma, é possível prever se há risco aumentado de desenvolver uma cicatrização anormal. Então, fazemos um questionário sobre os antecedentes da paciente antes de decidir sobre a viabilidade da cirurgia.

Resumo

Nome técnico

Otoplastia.

Parte do corpo

Orelhas.

Idade recomendada

Após os 7 anos.

Pré-operatório

Exames de laboratório e fotografias.

Anestesia

Local com sedação na maioria dos casos.

Duração da Otoplastia

Em média, 1 hora e meia.

Permanência no hospital

Curta, cerca de 12 horas.

Cicatriz

Elas ficam pequenas e imperceptíveis no sulco auricular posterior. Ou seja, localizam-se atrás das orelhas.

Pós-operatório da Otoplastia

Usar faixa elástica contínua durante 7 dias. Além disso, usá-la por mais 2 semanas somente para dormir. Assim também, os pontos são retirados com 2 semanas.

Tempo de recuperação

Retorno às atividades sem esforço físico após 3 dias.

Dicas relacionadas

Rolar para cima