Blefaroplastia

Ter uma face com aparência rejuvenescida, com o olhar que pareça mais descansado e alerta, é o desejo da grande maioria das pessoas. Aliás, é justamente ao redor dos olhos que começam a surgir os primeiros sinais do tempo. Em outras palavras, são aquelas ruguinhas que insistem em aparecer quando franzimos os olhos ao sorrir ou no ato de uma expressão facial. A boa notícia é que a Blefaroplastia é o procedimento ideal para resolver esse problema.

Pessoas na faixa etária acima de 40 anos são as que mais buscam solução na cirurgia plástica das pálpebras. Principalmente, porque sentem a necessidade de expressarem mais jovialidade apesar da idade. Porém, muitas(os) pacientes jovens buscam essa cirurgia por apresentarem pequenas bolsas que dão um certo ar de cansaço. Não apenas pelo aspecto estético, mas também há o caráter funcional. Por exemplo, há alguns casos em que a pele das pálpebras superiores fica tão flácida que cai sobre o campo visual.

Pálpebras

  A Blefaroplastia é a cirurgia plástica estética que resolve problemas de excesso de pele e/ou bolsas de gordura nas pálpebras superior e inferior.  

Blefaroplastia

Indicação da Blefaroplastia

Os resultados da Blefaroplastia causam uma melhora considerável na aparência e conferem um aspecto mais jovial. Principalmente, resolve o problema em pessoas que tenham uma boa cicatrização, não sejam fumantes, sem problemas oculares graves e que tenham expectativas realistas. Então, fale-nos sobre tudo na consulta ao ser questionada(o) sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

Primeiramente, a principal indicação da cirurgia das pálpebras é para as pessoas que tenham aspecto de tristeza e cansaço ressaltados através da região dos olhos. Segundo, é para aquelas com excesso de pele e protusão das bolsas de gorduras que ficam sob as pálpebras e fazem relevo ao redor dos olhos.

Cirurgia plástica estética nas pálpebras

Antes da cirurgia: aparência com certo ar de cansaço.


Cirurgia plástica estética nas pálpebras

Ressecção do excesso de pele e retirada das bolsas de gordura.


Cirurgia plástica estética nas pálpebras

Resultado: os olhos conferem um aspecto mais jovial à face.


Pré-operatório

O planejamento cirúrgico começa bem antes do dia do procedimento. Clique aqui e saiba como se preparar para a cirurgia de Blefaroplastia. Além disso, solicitamos que adquira 2 faixas elásticas de cabeça próprias para esta cirurgia em tamanho adequado. Todavia, detalhamos mais sobre esses itens durante a consulta.

Anestesia

Anestesia local ou local com sedação. Raramente, realizamos o procedimento com anestesia geral.

Cirurgia plástica nas pálpebras

Técnica cirúrgica da Blefaroplastia

A Blefaroplastia superior é realizada através de uma incisão no sulco natural localizado na pálpebra. Dessa forma, a cicatriz não é visível quando os olhos estão abertos e adquire um aspecto fino e de excelente qualidade com eles fechados. Assim também, o excesso de pele e as bolsas de gordura são retirados por essa via de acesso.

A incisão do procedimento na pálpebra inferior é feita junto aos cílios inferiores. Frequentemente, a cicatriz adquire um aspecto muito bom, tornando-se imperceptível com o tempo.

Realizamos um tipo de Blefaroplastia inferior na qual não existe cicatriz externa. Essa situação específica ocorre não apenas quando há protusão das bolsas de gordura, mas também não existe flacidez na pálpebra. Desse modo, a incisão é na conjuntiva ocular, aquela região avermelhada da parte interna da pálpebra. Sempre, realizamos essa técnica em pacientes mais jovens, nos quais a ausência de flacidez de pele não justifica a cicatriz externa.

Tempo de cirurgia e de internação

A duração média da cirurgia é de 45 minutos, caso sejam operadas apenas as pálpebras superiores. A duração média da cirurgia completa é de 2 horas. Frequentemente, são 12 horas de internação. Todavia, ela pode durar 24 horas nas situações raras em que é utilizada anestesia geral.

Blefaroplastia
Blefaroplastia

Pós-operatório

A Blefaroplastia é uma cirurgia que apresenta rápida recuperação. A(O) paciente já pode exercer suas atividades cotidianas cerca de 72 horas após a cirurgia. Porém, não pode fazer atividades físicas extenuantes por um período de 10 a 15 dias. Há formação de inchaço (edema) e manchas arroxeadas (equimoses) que variam de intensidade. Porém, elas são absorvidas em um período de até 10 dias. Da mesma forma, o inchaço desaparece quase completamente até a 2ª semana de pós-operatório.

Recomendamos a utilização de compressas com água ou soro gelado nos 3 primeiros dias após a cirurgia para acelerar a recuperação. Os pontos são retirados após 3 ou 4 dias. É importante evitar contato com água ou vapores quentes, pois a temperatura alta retarda a recuperação. Igualmente, é proibido tomar banho com água muito quente ou cozinhar.

É importante não só evitar a exposição solar por pelo menos 3 meses, como também utilizar protetor solar e usar óculos escuros. A cicatriz tem grandes chances de adquirir um aspecto muito bom e ficar imperceptível após 3 meses de cirurgia.

Cirurgia nas pálpebras

Resultados da Blefaroplastia

A boa qualidade das cicatrizes conquistada nessa região do rosto deve-se à sua intensa irrigação sanguínea e à espessura da pele das pálpebras que é uma das mais finas do corpo. Essas características aceleram a absorção do inchaço local diminuindo muito o tempo de recuperação. Assim, não são descritos queloides nas cicatrizes palpebrais em decorrência desses e de outros fatores. Todavia, 90% do inchaço é absorvido até completar o 2º mês do procedimento. No entanto, o resultado definitivo pode ser observado por volta do 6º mês de pós-operatório.

Acompanhe-nos pelo Instagram e veja alguns resultados das cirurgias plásticas que realizamos.

Blefaroplastia

Cronograma para retomada da atividade física (em dias)

1º ao 10º: Recomendamos não praticar atividades físicas.

11º ao 21º: Exercícios mais suaves como caminhadas leves com duração de 30 minutos estão liberados.

22º ao 30º: Agora, pequenas corridas de 30 minutos e musculação leve são permitidas. Assim, vá aumentando a intensidade gradualmente. Evite esportes de contato neste período.

A partir do 31º: O retorno às atividades normais se dá de forma gradual. Da mesma forma, musculação, esportes de contato e corridas mais longas são permitidos.

Cirurgia plástica e treinamento

Perguntas e respostas

Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?

Não. Pacientes de todas as idades podem ser submetidos ao procedimento. Por exemplo, é o caso de alguns pacientes mais jovens que têm bolsas de gordura palpebrais, mas sem a flacidez da pele. Principalmente, nas pálpebras inferiores. Nesse sentido, tratamos o problema através da Blefaroplastia transconjuntival. Fazemos a incisão é na conjuntiva ocular, sem a necessidade de cicatrizes externas.

Onde se localizam as cicatrizes da Blefaroplastia? São visíveis?

As pálpebras constituem uma das regiões onde a pele apresenta pouca espessura. Tal qual, isso auxilia em muito a qualidade da cicatrização. Além disso, as cicatrizes ficam escondidas nos sulcos naturais da pálpebra superior ou na margem ciliar da pálpebra inferior. Elas podem não apenas ser disfarçadas desde os primeiros dias de pós-operatório com uma maquiagem leve, como também ficam imperceptíveis após 3 meses.

Que tipo de anestesia é utilizado na Blefaroplastia?

Utilizamos a anestesia local com sedação endovenosa na maioria das vezes. Certamente, a(o) paciente não sente qualquer tipo de dor durante toda a cirurgia, pois a Blefaroplastia tem curta duração e utilizamos anestésicos de boa qualidade. Porém, reservamos a anestesia geral para os casos raros de pacientes que têm contraindicação à anestesia local.

Há dor no pós-operatório da cirurgia das pálpebras?

Geralmente, não. Mas, quando ocorre, é de pequena intensidade e pode ser controlada com anestésicos comuns.

Qual o período de internação da Blefaroplastia?

Depende muito do tipo de anestesia utilizada. O período médio de internação é de 12 horas quando utilizamos anestesias locais com ou sem sedação. Assim, a recuperação anestésica é mais rápida. A internação média de 24 horas é recomendada para os casos raros quando utilizamos anestesia geral.

Os olhos ficam ocluídos após a cirurgia das pálpebras?

Frequentemente, não. Porém, recomendamos a aplicação de compressas geladas por alguns minutos e várias vezes ao dia. O inchaço das pálpebras resolve-se bem mais rápido com a ajuda desse cuidado.

O que são as manchas roxas que aparecem após a Blefaroplastia?

Estas manchas correspondem ao depósito de sangue embaixo da pele da pálpebra ou na conjuntiva ocular. Tal qual, forma-se devido à manipulação cirúrgica. No entanto, essas manchas regridem espontaneamente após 10 dias. Sobretudo, a proteção solar deve ser rigorosa, uma vez que a incidência de raios solares sem a devida proteção pode torná-las permanentes.

As pálpebras ficam muito inchadas após a cirurgia? Por quanto tempo persiste o inchaço?

O inchaço das pálpebras após a Blefaroplastia varia muito de intensidade entre as(os) pacientes. Esse edema apresenta-se mais pronunciado e reduz gradualmente com o passar dos dias. Todavia, a utilização de compressas com soro fisiológico gelado pode ser útil para reduzi-lo e permitir sua regressão mais rapidamente. As pálpebras apresentam-se com aspecto bem natural após o 7º dia e o edema residual é imperceptível após 21 dias. Assim também, já permite atividades sociais.

Qual o tempo para o resultado definitivo da Blefaroplastia?

Em geral, após 6 meses. É quando o inchaço já regrediu por completo e a cicatriz atingiu sua maturidade. No entanto, pelo menos 50% deste resultado já pode ser observado após a 2ª semana.

Qual cirurgia nas pálpebras inferiores não deixa cicatriz?

Alguns candidatos à Blefaroplastia não possuem flacidez na pele da pálpebra inferior. No entanto, possuem aquele inchaço característico que é provocado pela protrusão das bolsas de gordura embaixo da fina pele local. Portanto, podemos realizar a incisão na parte interna da pálpebra inferior ou conjuntiva ocular, pois não precisamos retirar a pele flácida. Blefaroplastia transconjuntival é como chamamos essa técnica cirúrgica. Ela tem sido cada vez mais indicada em pacientes jovens. Ao mesmo tempo, as principais vantagens são ausência de pontos a serem retirados e recuperação pós-operatória mais rápida do que nas cirurgias convencionais.

O resultado da Blefaroplastia compensa? A cirurgia renova a face?

Certamente, a cirurgia compensa se você consegue explicar suas queixas e possamos atender às suas expectativas em relação à região dos olhos. É importante salientar que a Blefaroplastia não proporciona rejuvenescimento à face inteira se executada isoladamente. Assim, seu objetivo é melhorar a região periorbitária. Outros procedimentos devem ser associados com a finalidade de otimizar o resultado para o rejuvenescimento facial como um todo. Por exemplo, podemos citar os preenchimentos, a aplicação de toxina botulínica (Botox®), peeling e o lifting Facial. Passamos todas as informações sobre as diversas técnicas disponíveis para deixar você cada vez melhor durante a consulta.

Resumo

Nome técnico

Blefaroplastia.

Parte do corpo

Pálpebras.

Idade recomendada

Não há.

Pré-operatório da Blefaroplastia

Solicitamos exames de laboratório, imagem e cardiológico. Além disso, fazemos algumas fotografias.

Anestesia

Local com sedação na maioria dos casos.

Duração da Blefaroplastia

Em média, 1 hora e meia.

Permanência no hospital

Curta, cerca de 12 horas.

Cicatriz

Pequenas, imperceptíveis no sulco natural e próximo aos cílios.

Pós-operatório da Blefaroplastia

Paciente deve usar faixa elástica contínua durante 7 dias. Além disso, usá-la por mais 2 semanas somente para dormir. Assim também, os pontos são retirados com 2 semanas.

Tempo de recuperação

Cerca de 2 semanas.

Dicas relacionadas

Rolar para cima