Blefaroplastia - Cirurgia das Pálpebras

Perguntas e respostas sobre a cirurgia das pálpebras

A face é nosso principal cartão de visita. Ainda mais, em uma época que o vídeo se tornou importante na comunicação. Ela não apenas reflete como queremos nos apresentar aos outros, como também expressa como nos sentimos e projetamos a nossa imagem. É a parte do corpo que constantemente mostramos e descobrimos as nossas características mais representativas. Daí o crescente interesse pelos procedimentos e tratamentos estéticos faciais, notadamente na área dos olhos. Isso explica boa parte o aumento da demanda nos últimos anos pela cirurgia das pálpebras, também chamada de Blefaroplastia. As intervenções que visam harmonizar os olhos, o nariz ou a boca ajudam-nos a ganhar confiança sobre a nossa imagem.

Conheço a anatomia da face e como as diferentes estruturas que a compõem se comportam, como músculos, gordura, pele, tecido subcutâneo e ossos. Ou seja, sou especialista tanto no aprimoramento facial estético como no funcional com habilidades para aplicar as técnicas cirúrgicas em procedimentos nas pálpebras, seja como médico ou cirurgião plástico.

1) O que é a cirurgia das pálpebras e para quem é indicada?

A flacidez e a gordura deixam o olhar com aparência de cansado e envelhecido com o passar dos anos. As pessoas incomodadas com esse incômodo estético podem contar com a Blefaroplastia. Atualmente, é a cirurgia plástica estética na face mais solicitada. Ela corrige o excesso de pele e das bolsas de gordura orbital das pálpebras superior e inferior, bem como organiza os músculos da região. É possível realizar o procedimento tanto na pálpebra superior quanto na inferior, separada ou simultaneamente.

A cirurgia tem finalidade estética, especialmente para as pessoas que buscam um rejuvenescimento facial. A cirurgia nas pálpebras pode ajudar a diminuir os efeitos do processo natural de envelhecimento, mesmo que somente na região dos olhos. Ou seja, os músculos, gordura e pele perdem volume e sustentação, causando a queda dos tecidos. O processo de envelhecimento continua, mas a Blefaroplastia adia suas consequências e devolve a forma e vitalidade ao olhar por um bom tempo.

Além disso, a cirurgia tem finalidade funcional nos pacientes que apresentam excesso de tecido redundante que chegam a cair sobre os cílios e, às vezes, sobre a margem da pálpebra. Por vezes, causam sensação de peso, cansaço e até atrapalham a visão.

A faixa etária das pessoas que realizam a cirurgia das pálpebras é, predominantemente, de 40 a 60 anos. Também, atendemos jovens de 20 a 25 anos que desenvolvem precocemente bolsas de gordura sob os olhos. Elas são de natureza hereditária e causam desconforto estético.

2) Como é feito o procedimento?

Antes de tudo, realizamos uma consulta para reunir todas as informações para indicar a cirurgia das pálpebras superior e/ou inferior. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia local ou com auxílio de sedação. Assim, não é necessário tempo de internação. Tem duração entre 40 e 120 minutos dependendo de variações cirúrgicas e objetivos planejados.

Fazemos uma incisão na pele junto à prega palpebral para remover o excesso de pele, gordura e organizamos os músculos na pálpebra superior. A Blefaroplastia inferior pode ser feita pela via transconjuntival. Ou seja, fazemos a incisão por dentro do olho. Utilizamos sutura contínua e retiramos os pontos entre o 6 ou 7 dias em ambos os casos.

3) Como é o pós-operatório da cirurgia das pálpebras?

Passaremos recomendações como não forçar a visão, não usar lentes de contato por pelo menos 10 dias, higienizar os olhos e, principalmente, proteger constantemente a região orbital. Separe par de óculos escuros amplo e confortável para usar após a cirurgia por alguns dias. Receitamos medicamentos e indicamos compressas frias que devem ser trocadas com frequência e mantidas por poucos dias. Os olhos ficam inchados e com hematomas após a cirurgia. Tal qual, desaparecem até o final da recuperação, entre 1 e 2 semanas. Assim também, o período pós-operatório é indolor para a(o) paciente.

Escondemos as cicatrizes através das técnicas cirúrgicas. Mesmo assim, elas tendem a ficar discretas ou não aparentes externamente no caso da cirurgia feita pela via transconjuntival. Mesmo a cicatriz transcutânea inferior desaparece com o passar das semanas. Todavia, a pele das pálpebras é muito fina e altamente vascularizada e isso permite uma cicatrização excelente e rápida.

4) Quais os benefícios e riscos da Blefaroplastia?

Os benefícios mais óbvios são os estéticos, pois a cirurgia das pálpebras proporciona uma aparência mais rejuvenescida do olhar. Também, funcional, caso o problema afete a visão da(o) paciente.

Seus riscos, como em qualquer outra cirurgia, são minimizados quando a cirurgia é devidamente indicada e feita por um cirurgião plástico especialista. Você pode contar com ao nosso treinamento, profissionalismo e experiência. Além disso, as complicações são raras e os riscos podem ser minimizados mesmo para pacientes que sofrem de doenças como hipertensão ou diabetes.

Marque sua consulta

Marque uma consulta e vamos planejar juntos a cirurgia com base em suas necessidades e objetivos estéticos. Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança. Assim, seguimos rigorosos protocolos de higiene e esterilização para garantir o ambiente livre de riscos, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.

Mais sobre esse assunto neste site: PÁLPEBRAS (BLEFAROPLASTIA)

Rolar para cima