A diversidade é uma coisa maravilhosa quando falamos sobre o corpo humano. As mamas, por exemplo. Todas têm beleza, não é mesmo?! Assim, não importa se são pequenas, grandes, redondas, estreitas, laterais, se têm a forma de gota ou se são assimétricas. Mas, para as mulheres que não estão satisfeitas com os tamanhos naturais das suas em alguma fase da vida, a cirurgia de aumento de mamas oferece a oportunidade de mudar.
Os primeiros implantes mamários datam do começo da década de 60 nos EUA. Atualmente, a Mamoplastia de Aumento é um dos procedimentos cosméticos mais feitos e consistentemente pesquisados, segundo o que várias instituições no mundo todo apuram. Ela está entre os exemplos mais reconhecidos de cirurgia plástica e passou a desempenhar, inclusive, um papel fundamental na formação da compreensão cultural. Não só no Brasil, como também em vários países.
Costumo ponderar com as pacientes que a cirurgia plástica para inclusão de próteses de silicone nas mamas demanda planejamento. As recomendações devem ser cumpridas à risca antes e depois do procedimento. Isso é importante para chegarmos ao resultado planejado sem correr riscos desnecessários.
As dúvidas principais das pacientes são sobre o pós-operatório. Um bom planejamento prevendo a melhor recuperação possível começa antes do procedimento com sessões de drenagem linfática. Embora não haja impedimento de atividade física nos dias e semanas que antecedem a cirurgia, existem certos medicamentos que devem ser evitados como aspirina, ibuprofeno e semelhantes. Além disso, parar o consumo de suplementos como vitamina E, óleo de peixe, Ginkgo Biloba e alho, pois são os principais responsáveis pelo aumento do sangramento.
Etapas do pós-operatório do aumento de mamas
Descanso e compressa gelada são prioridades nas primeiras horas após a mamoplastia. Mantêm o inchaço baixo e ajudam a controlar a dor. Tanto quanto, o uso do sutiã pós-operatório é indicado o tempo todo. Recomendo descanso quase absoluto nos 2 primeiros dias. São de 3 e 5 dias para superar esse primeiro estágio de recuperação. Movimente-se dentro de casa nesse período.
O tempo de recuperação de uma cirurgia de aumento de mamas pode diferir de paciente para paciente, principalmente pelas condições de saúde, cuidados posteriores e até certos medicamentos e suplementos que devem ser evitados no período anterior. Assim como, depende das especificidades do procedimento. Prevemos de 7 a 10 dias de recuperação se utilizamos a técnica de aumento subglandular. Porém, já é possível retornar ao trabalho em cerca de 7 dias se for de escritório e que não exija esforço físico. Por outro lado, são necessárias 2 semanas se optamos pela submuscular. O retorno à maioria das atividades acontece gradativamente, até chegar aos exercícios mais intensos após 30 dias.
As sessões de drenagem linfática no pós trabalham para remover os fluidos das incisões. Elas não apenas poupam o esforço do corpo para absorvê-los, como também ajudam a acelerar o tempo de recuperação. As cerca de 10 sessões reduzem o risco de infecção, edema excessivo e tecido cicatricial. Coceiras ao redor das incisões podem ser sentidas durante as primeiras 24 a 48 horas.
Não se preocupe se os implantes estiverem altos e aparentemente em outro lugar ou se os mamilos aumentaram. Tenha em mente que as mamas levam de 2 a 4 meses para desincharem e se “acomodarem” no local planejado. Todos queremos ver os resultados o mais rápido possível. Do mesmo modo, o resultado definitivo aparece de 6 a 12 meses depois do procedimento.
Por que as recomendações médicas são importantes?
Antes de tudo, a dor e incômodo sentidos após o aumento de mamas são suportáveis e podem ser controlados com medicamentos. Isso se deve, em parte, ao sutiã cirúrgico que é colocado após as suturas e curativos. O pico da dor acontece na manhã seguinte à operação. Os sintomas diminuem com o passar dos dias.
- Geral ⇢ Repousar, evitar batidas e exposição ao sol na região operada durante o período recomendado. Essas medidas evitam sangramentos, rompimento de pontos, inchaço e manchas.
- Braços ⇢ Não elevar os braços acima dos ombros por cerca de 2 semanas, pois a mama está apoiada na frente do músculo peitoral. Como resultado, o repouso dos braços até este nível de elevação é importante para garantir uma boa cicatrização. Sobretudo, conseguimos minimizá-las e escondê-las. A maioria delas fica discreta em 1 ano.
- Sutiã cirúrgico ⇢ Usar por 30 dias dá mais conforto durante o período de cicatrização e permite aliviar o peso extra enquanto o corpo se acostuma com a nova carga e formato dos seios.
- Como dormir ⇢ Não dormir de bruços durante 3 meses. Isso evita sangramento, rompimento de pontos e deslocamento. Dormir com a barriga para cima nos primeiros dias, com apoio nas costas e travesseiros sob os joelhos, se preferir. Dormir de lado após 2 semanas.
- Atividades físicas → Praticar atividades físicas antes do tempo de repouso recomendado pode causar dor, sangramento, rompimento dos pontos, inchaço e até deslocar as próteses de silicone. Por outro lado, exercitar-se seguindo o cronograma recomendado ajuda a desinchar, já que aumenta a circulação linfática e a diurese, além de queimar calorias. Caminhadas após 2 semanas e malhação após 4 semanas.
Nova cirurgia de aumento de mamas no futuro e acompanhamento ao longo dos anos
Os fabricantes das melhores próteses de silicone produzidas atualmente dão garantia vitalícia aos seus produtos. As próteses de silicone que usamos hoje na cirurgia plástica de aumento das mamas têm alta durabilidade. A quase totalidade delas pode ser usada por 15 ou mais anos. Nesse sentido, não precisa substituí-las de rotina. Ou seja, esse tempo considerando que você não teve nenhum trauma na região das mamas, não pratica esporte de alto impacto ou passe por algum problema mais grave de saúde. Esteticamente, a paciente pode fazer uma nova cirurgia de aumento de mamas para mudar o tamanho ou perfil, dependendo da fase da sua vida.
Há que se considerar, também, que é muito difícil a prótese se romper. Caso isso ocorra, a viscosidade típica do silicone impede que ele se espalhe pelo organismo e o gel acaba retido na prótese. Assim também, é importante avisar a(o) técnica(o) quando fizer mamografia.
Após o procedimento de aumento das mamas, acrescente a(o) mastologista à sua lista de check ups médicos. Costuma-se fazer o acompanhamento anual ou bianual através de mamografia e ultrassonografia. O objetivo é identificar a situação da prótese e se há possíveis anomalias nas mamas. Para exames mais detalhados, pode ser solicitado a ressonância magnética.
Marque sua consulta
Marque uma consulta e vamos planejar juntos a cirurgia com base em suas necessidades e objetivos estéticos. Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança. Assim, seguimos rigorosos protocolos de higiene e esterilização para garantir o ambiente livre de riscos, desde a consulta até a sala de cirurgia.
Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.
Mais sobre esse assunto neste site: MAMOPLASTIA DE AUMENTO (PRÓTESE DE MAMAS)