As mulheres sabem que em algum momento da vida suas mamas deixam de ser firmes como eram na juventude e parte da vida adulta. Algumas delas se sentem incomodadas com as mamas caídas e flácidas. Todavia, elas podem contar com a cirurgia plástica Mastopexia para elevá-las e reposicioná-las. O procedimento é conhecido como Lifting de Mamas e tem o objetivo de rejuvenescer a aparência das mamas.
Não apenas costumo fazer perguntas às pacientes para ajudar no planejamento da cirurgia, como também respondo muitas dúvidas também. Entre elas:
Mastopexia é indicada somente depois da gravidez e a partir da meia idade?
É também, mas não somente. Por vezes, o passar do tempo, a gravidez e a amamentação são os principais fatores que afetam a aparência dos seios. Quando os 3 agem ao mesmo tempo, a pele perde elasticidade, as mamas perdem volume e textura e as aréolas aumentam de tamanho e ficam menos definidas. Certamente, essa situação pode levar a diferentes níveis de ptose mamária ou queda das mamas.
A ptose mamária também pode ocorrer durante a puberdade, quando alterações hormonais causam o aumento e a redução do volume mamário. Às vezes, essas alterações são de magnitude diferente em ambos os lados, dando às mamas um formato assimétrico.
A mulher pode contar com o procedimento de Lifting de Mamas, independentemente da fase da sua vida. A cirurgia não altera a sensibilidade mamária e nem do complexo aréolo-mamilar nas pacientes mais jovens. Da mesma forma, não a impede de amamentar futuramente. As glândulas não são eliminadas e os ductos lactíferos não são interrompidos.
Pode associar o Lifting de Mamas com a inclusão de próteses?
Os implantes de próteses mamárias podem ser inseridos no mesmo procedimento se for indicado e a paciente desejar aumentar o volume das mamas. Recomendo a associação quando a textura e densidade do tecido mamário são muito flácidas e há ptose bem acentuada. Contudo, considero no planejamento a anatomia particular de cada paciente.
Quanto tempo para o resultado planejado da Mastopexia?
O formato de cone das mamas dá lugar à forma mais natural durante os 3 primeiros meses. Assim, elas ficam mais arredondadas e preenchidas no polo inferior. Esse processo de acomodação das próteses é conhecido como báscula. Não apenas pela ação da gravidade, mas também pela regressão do inchaço.
O complexo aréolo-mamilar modifica sua posição e passa a apontar para cima. Usar sutiã ou top adequado e ter um bom grau de elasticidade da pele têm grande importância para se chegar ao resultado planejado. Ainda assim, há um período de 6 meses a 1 ano na conformação dos tecidos, quando cicatriz, forma, consistência, volume e sensibilidade da mama atingem seu aspecto definitivo.
Sempre alerto às pacientes para manter o peso ideal, evitar sol, praticar exercícios regulares, usar sutiã / top, entre outras recomendações. Assim, as mamas se mantêm firmes por bons anos após o Lifting de Mamas, com ou sem implantes.
Pode engravidar após o Lifting de Mamas?
É importante deixar claro que é a mulher quem decide quando engravidar. Porém, se puder dar uma sugestão, digo para fazer a cirurgia de Lifting de Mamas depois que decidir não ter mais filhas(os) e depois de 6 meses que amamentou. Primeiramente, porque a amamentação é uma das causas da ptose. Segundo, porque a gestação pode provocar escurecimento nas cicatrizes devido à progesterona, caso engravide poucos meses após a cirurgia. O ideal é deixar para depois de 3 anos no mínimo, se for o caso. Vale ressaltar que a gravidez após a Mastopexia não faz mal à criança e nem à mãe.
Marque sua consulta
Marque uma consulta e vamos planejar juntos a cirurgia com base em suas necessidades e objetivos estéticos. Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança. Assim, seguimos rigorosos protocolos de higiene e esterilização para garantir o ambiente livre de riscos, desde a consulta até a sala de cirurgia.
Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.
Mais sobre esse assunto neste site: MASTOPEXIA (LIFTING DE MAMAS)