A popularização das próteses de silicone nas mamas no Brasil teve início na metade da década de 90. Atualmente, a Mamoplastia de Aumento é uma das mais desejadas pelas brasileiras. O Brasil tornou-se uma potência na cirurgia plástica. Os cirurgiões plásticos brasileiros não apenas são muito competentes do ponto de vista técnico, como também em diagnóstico, seja a paciente de qualquer idade.
Recentemente, observou-se um aumento na procura pela Mamoplastia de Aumento por mulheres com menos de 18 anos. Esta tendência acontece não apenas no Brasil, mas também globalmente. O desejo de se adequar a padrões estéticos predominantes é um dos principais motivos que detecto nas consultas com mulheres com esta faixa etária.
Mamoplastia de Aumento em mulheres de 17 anos ou menos
As mulheres estão independentes com menos idade a cada geração. Sob o mesmo ponto de vista, fatores como pressões sociais, padrões de beleza idealizados e influências nas redes sociais podem contribuir para a decisão de mulheres jovens buscarem procedimentos como a Mamoplastia de Aumento precocemente. Isso não é algo ruim.
A ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética) aponta no censo global de 2022 as razões que levam as mulheres com 17 anos ou menos a recorrerem ao implante mamário. Elas representam cerca de 1% do total desse tipo de cirurgia, mas vale a pena analisar esses dados. De acordo com a pesquisa, a principal razão é a anomalia mamas tuberosas ou tubulares. Ela responde por 42% dos casos. A segunda e a terceira são outras anomalias conhecidas como assimetria severa e micromastia congênita das mamas com 27,3% e 11%, respectivamente. Por outro lado, o aumento bilateral puramente cosmético representa 8,6% das quase 22 mil cirurgias de próteses mamárias no mundo todo. Principalmente, elas buscam melhorar algo em seus corpos que não as agradam.
O Brasil é o segundo país que mais faz esse procedimento em mulheres com 17 anos ou menos, atrás apenas da Argentina. Ou seja, é responsável por 15,6% do total ou cerca de 3,4 mil procedimentos. Isso equivale a 1,4% das 244 mil cirurgias de Mamoplastia de Aumento realizadas em 2022 no Brasil.
Considerações sobre quando fazer a cirurgia de implantes mamários
Fisicamente, o corpo feminino está preparado para um procedimento de implantes de próteses mamárias entre os 15 e 16 anos, segundo orientação do CRM (Conselho Regional de Medicina). Ou seja, idade média quando os hormônios começam a se estabilizar e as glândulas mamárias atingem o tamanho máximo. Assim também, a mulher deve ter passado de dois a três anos após a primeira menstruação e as avaliações ginecológica e endocrinológica devem ser normais. Quase todas as adolescentes se encontram em momento adequado para operar aos 16 anos. Já a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) sugere que a idade mínima para a Mamoplastia de Aumento seja de 18 anos. Esse critério visa assegurar que a paciente tenha maturidade física e emocional para tomar decisões conscientes sobre seu corpo. Além disso, é uma diretriz estabelecida para proteger a saúde e o bem-estar das pacientes.
É claro que uma parte da motivação das adolescentes para a cirurgia é estética. Qual mulher não quer seios bonitos e volumosos? Ainda mais em um país tropical, praia, sol, pouca roupa… Mas, o maior motivo é a melhora da autoestima e da aceitação, além da correção de anomalias graves.
No entanto, a determinação da idade mínima para esse procedimento é crucial, considerando o desenvolvimento físico e emocional das pacientes. O conselho que dou à paciente é para operar quando se sentir segura. Seja aos 15, 18, 38 ou qualquer idade após o desenvolvimento mamário!
Riscos e considerações
Cirurgia plástica, ainda mais uma do porte da Mamoplastia de Aumento, requer uma série de responsabilidades. Aumenta a autoestima e melhora a aparência? Sim, isso é fato. Mas, só faço o procedimento em uma adolescente que quer agradar a si mesma antes de todos. Ter o apoio dos pais, então, é ponto positivo e fundamental. Aliás, menores de 18 anos precisam de autorização dos pais para realizar uma cirurgia plástica como a de implantes de silicone nas mamas.
É fundamental considerar os riscos associados ao procedimento, embora a cirurgia seja tecnicamente possível. Assim, sempre priorizo a saúde física e emocional da paciente, levando em conta as implicações psicológicas de uma escolha tão impactante. Exames laboratoriais são solicitados no pré-operatório e, se necessário, solicito a análise de um(a) mastologista. A escolha do tamanho das próteses deve considerar a proporção do tórax, peso, altura, elasticidade da pele e vontade da paciente.
Também, converso sobre a responsabilidade de levar à risca o planejamento do pós-operatório e ter paciência para o resultado definitivo. Ela deve fazer revisões bianuais e considerar as futuras trocas. Ademais, levar uma vida saudável e manter-se sempre bonita!
Marque sua consulta
Marque uma consulta e vamos planejar juntos a cirurgia com base em suas necessidades e objetivos estéticos. Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança. Assim, seguimos rigorosos protocolos de higiene e esterilização para garantir o ambiente livre de riscos, desde a consulta até a sala de cirurgia.
Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.
Mais sobre esse assunto neste site: MAMOPLASTIA DE AUMENTO (PRÓTESE DE MAMAS)