Atualmente, os fabricantes das melhores próteses mamárias de silicone dão garantia vitalícia aos seus produtos. Isso quer dizer que eles conseguem entregar uma prótese que não precisa ser trocada. Mesmo assim, é fundamental fazer um acompanhamento periódico. Usamos os exames, inclusive, que fazem parte da rotina das mulheres que fizeram ou não a MAMOPLASTIA DE AUMENTO, tais como a mamografia, ultrassonografia de mama e ressonância magnética, além dos laboratoriais.
Não ter prazo de validade não quer dizer que a prótese não possa (ou deva) ser trocada. Isso pode acontecer quando há danos físicos à saúde, sejam eles físicos ou emocionais. Caso não tenha algum tipo de infecção em torno do implante mamário – condição difícil de acontecer – é possível trocar a prótese de silicone em um só procedimento. Se preferir, pode ser com outro cirurgião plástico devidamente habilitado.
Abaixo, algumas situações que aconselhamos a troca das próteses mamárias:
Estética – Ao longo da vida o corpo passa por transformações, mesmo aquele bem cuidado. Pode ser que na época do implante mamário, a prótese grande ficou ótima, mas está gerando rugas e pregas na região, principalmente se sua pele é muito fina e perdeu tecido gorduroso. Após a gravidez ou durante o processo de envelhecimento, é natural que os seios fiquem mais flácidos e caídos. Talvez, agora, você prefira seios mais naturais, menos “turbinados”. Outro desconforto estético pode acontecer quando a paciente emagreceu muito, o que pode tornar a superfície das próteses e suas irregularidades muito evidentes como ondulações no colo e em outras partes dos seios. As próteses ficam mal posicionadas, ainda mais se os seios estão flácidos.
Prazo de validade – Quando o procedimento foi feito já faz algum tempo, utilizando próteses que tinham prazo de validade (entre 10 e 25 anos). Desgastes e vazamentos micros podem gerar inflação em volta do implante comprometendo ainda mais a saúde da paciente.
Ruptura – A região peitoral é frequentemente atingida em caso de acidentes de trânsito, esportes radicais, esportes de contato ou mesmo em uma queda simples. Apesar de muito difícil, os traumas resultantes nessas situações podem causar o rompimento dos implantes mamários.
Contratura capsular – Com a evolução da técnica cirúrgica e das próteses é, também, uma condição rara de acontecer. Forma-se uma espécie de película fibrosa ao redor do implante que tende a se espessar e contrair com o passar do tempo, causando endurecimento, deformações e dores nas mamas.
Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Seguimos rigorosamente os protocolos de segurança nas consultas e na sala de cirurgia.
Informações e marcação de consultas pelo celular e/ou WhatsApp (84) 98120-1771!
Mais sobre esse assunto neste site: MAMOPLASTIA DE AUMENTO (PRÓTESE DE MAMAS)